Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bruno lamenta que PB tenha virado piada nacional pela fuga cinematográfica no PB1

O deputado Bruno Cunha Lima (SD) usou a tribuna na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para falar sobre a situação da violência que atinge o Estado. Ele lamentou que além de todos os problemas que a população enfrenta com a falta de segurança, ainda tenha virado piada nacional com a explosão e fuga em massa de detentos da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, o PB1.

“A segurança pública da Paraíba hoje é piada nacional. A imprensa de nosso País fez piada com a Paraíba e com a sua segurança do nosso Estado. Um presídio que tem sua porta principal explodida daquela forma, não pode ser de segurança máxima. Mas, infelizmente essa é a crônica de uma tragédia anunciada. Há 4 anos que nós, parlamentares da oposição, ocupamos a tribuna da Assembleia ininterruptamente para falar sobre segurança e o sucateamento que o governador Ricardo Coutinho provoca nas polícias de nosso Estado”, afirmou.

Segundo Bruno, levantamento feito pelo Conselho Nacional do Ministério Público em parceria com o Ministério Público da Paraíba revelou que mais de 50% das penitenciárias da Paraíba estão superlotadas, o que engloba 40 dos 79 presídios do Estado. Os dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) e Ministério da Justiça mostram ainda que o número de encarcerados na Paraíba chega a 11.377, o que equivale a uma taxa de ocupação de 217,1%, acima da média nacional que foi de 197,8%.

“Arrisco-me a dizer que metade das vezes que subi à tribuna da Assembleia Legislativa foi para tratar sobre segurança pública, para denunciar o sucateamento das forças de segurança, o congelamento dos salários imposto por Ricardo Coutinho, que há seis anos paga o pior salário da Polícia Militar e da Polícia Civil do País”, declarou, dizendo ainda que o sucateamento do efetivo policial que, no início do mandato do atual governo era 11 mil homens e hoje se registra apenas 8.500 profissionais.

“A população cresceu, a violência cresceu, o tráfico de drogas cresceu e a polícia da Paraíba diminuiu. Assim como as condições de trabalho dos agentes penitenciários também diminuíram. Os agentes hoje recebem o segundo pior salário do País e o pior salário do Nordeste”, denunciou.

Para Bruno, o sucateamento das forças de segurança da Paraíba é um convite para que bandidos de outros estados venham atuar aqui. “Nunca se explodiu tanto banco. Nunca se explodiu tanto caixa eletrônico. As delegacias da Paraíba estão fechadas. Ricardo Coutinho fechou as delegacias. Ricardo não convoca os aprovados em 2014 e 2018 do concurso da PM e do Corpo de Bombeiros. Mais de 300 policiais reformados querem voltar ao serviço e Ricardo não permite. Mas felizmente está perto desse tempo acabar e nós vamos dar a volta por cima”, afirmou.

Deixe um comentário