Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lei garante discussões sobre conscientização e incentivo ao uso de energias renováveis

A Paraíba terá uma semana dedicada à conscientização e incentivo ao uso de Energias Renováveis como determina a Lei 11.199/18 de autoria do deputado estadual Bruno Cunha Lima (SD). Para ele, o Nordeste precisa investir em duas matrizes energéticas que são limpas, renováveis e abundantes na região: o vento e a luz do sol.

“A principal matriz energética do País é, e ainda será por muito tempo, a energética hidráulica. Aqui no Nordeste e na Paraíba nós temos água de forma escassa, para a grande maioria do território, e em contra partida, nós temos outras duas matrizes em grande quantidade. Por isso, precisamos discutir e incentivar o uso de fontes alternativas”, explicou Bruno.

De acordo com a Lei, a Semana Estadual de Conscientização e Incentivo ao Uso de Energias Renováveis tem como propósito a propagação de informação sobre as fontes de energia limpa, como também, incentivar o uso delas no âmbito do Estado da Paraíba. A semana será celebrada sempre no dia 29 de junho.

“O uso da energia como meio renovável e viável, torna-se hoje um dos principais temas a serem discutidos nas esferas nacional e mundial, pois, a demanda energética cresce exponencialmente ano após ano, e os recursos fósseis de obtenção de energia tendem a diminuir a impossibilidade de não renovação destes mesmos recursos”, disse.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) a energia solar já é usada em mais de 30 mil residências e empresas. Até 2040, a estimativa é que a produção de energia solar e eólica vá superar a produção de energia hidrelétrica no Brasil, podendo atingir 40% da matriz energética nacional.

Empreendimentos – A Paraíba possui no total 31 empreendimentos em operação, gerando 776.679 kW de potência. Está prevista para os próximos anos uma adição de 416.400 kW na capacidade de geração do estado, proveniente de quatro empreendimentos atualmente em construção e mais 10 com obras ainda não iniciadas.

Deixe um comentário