Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Deputado quer informações sobre qualidade da água consumida por população de Campina

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou pedido de informações à Cagepa (nº 309/2018) para que no prazo de 30 dias responda questionamentos sobre a qualidade da água que vem sendo fornecida para a população de Campina Grande e o motivo do forte odor que apresenta. Estudo desenvolvido pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), apontou que pacientes com queixas de doenças gástricas tinham a presença de Helicobacter pylori, um contaminante microbiológico de água que age associadamente a doenças de estômago.

Os pacientes que integraram o desenvolvimento do estudo foram submetidos ao exame de endoscopia digestiva, seguido da biópsia gástrica para se alcançar os resultados. De acordo com a pesquisa, as mulheres representaram 72,5% dos participantes, o que equivale 145, numa amostragem de 200 participantes. Desse total, aproximadamente, 59,8% foram positivos para o H.P. com base nos exames. Outro dado levantado na pesquisa é o de que a prevalência da infecção foi maior na população que não consome água mineral.

“O estudo desenvolvido pela UFCG apontou algo que se tornou uma questão que precisa ser solucionada pelo Poder Público por se tratar de um direito básico, que é a saúde. É indispensável e urgente à realização desse estudo para avaliação da água que chega à torneira dos moradores de Campina Grande”, afirmou

Deixe um comentário