Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeito Zé Aldemir faz abertura do segundo mutirão de cataratas em Cajazeiras

Realizado pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, foi realizada nesta segunda-feira a abertura do segundo mutirão cirurgias de catarata. Os procedimentos estão sendo feitos no Hospital Universitário Júlio Bandeira, através de parceria. A expectativa é de que 600 pessoas sejam atendidas.

Segundo o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, não existe alegria maior do que a que está vivendo e vivenciando. “Não só como prefeito e gestor, mas como profissional da medicina. A Catarata é uma patologia oftalmologia que coíbe o direito das pessoas de enxergarem. E não existe oportunidade maior do que se possa dar ao cidadão portador dessa doença do que direito à sua visão”, ressaltou.

O secretário de Saúde, Cristovão Pinheiro, destacou a importância do mutirão. “Sabemos que quem tem problema de catarata e faz esse procedimento cirúrgico, faz com que a qualidade de vida melhore. É toda a família que sai ganhando”, frisou.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.

Deixe um comentário