Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

“O sistema prisional da Paraíba está falido”, critica Lucas sobre segurança dos presídios

 

A ação de bandidos para libertar mais de cem presos da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1), na madrugada de segunda-feira (10), foi alvo de críticas por boa parte dos vereadores na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) durante a sessão desta terça-feira (11). O vereador Lucas de Brito (PV) destacou a insegurança dos presídios e pediu uma avaliação da Comissão de Direitos Humanos da Casa sobre a situação dos apenados na Capital.

“O sistema prisional da Paraíba está falido. A explosão que aconteceu ontem deixou abismado o povo paraibano, porque é um presídio de segurança máxima. Imaginemos a situação dos presídios de segurança mínima ou média. É uma falência que já vinha sendo anunciada”, lamentou o parlamentar na tribuna. Para Lucas, o Governo do Estado está amargando os resultados de uma má gestão na Segurança Pública.

Dirigindo-se à vereadora Sandra Marrocos (PSB), que preside a Comissão de Direitos Humanos, o parlamentar pediu uma avaliação sobre a questão do sistema prisional. “Convido a Comissão para fazer uma reflexão sobre a falência desse sistema. O índice de ressocialização do Brasil é baixo e o de reincidência no crime é alto. Os presos voltam a delinquir depois que saem do sistema”, criticou.

Ao citar o caso do PB1, o parlamentar salientou que 50% dos apenados ainda estão foragidos que os demais só foram recapturados por meio de uma ação eficaz da polícia. “Precisamos reconhecer a falência do poder público do Estado na Administração Penitenciária. Acho que é preciso privatizar esse sistema no Brasil, porque os apenados não estão apenas privados da liberdade, mas também da dignidade”.

Deixe um comentário