Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lucas defende valorização da UEPB e critica gestão da Educação no Estado

A situação de precariedade a qual se encontra a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua mobilizando a sociedade em busca de soluções para o problema. O vereador Lucas de Brito (PV), que vem defendendo a autonomia da instituição, voltou a tratar do assunto para cobrar agilidade nas ações que possam garantir o funcionamento da universidade.

“A UEPB é um patrimônio de todo o povo paraibano e oferece ensino superior de qualidade há mais de 20 mil estudantes na Paraíba”, salientou o parlamentar. Lucas lembrou que o Governo do Estado teve a receita corrente líquida aumentada em mais de R$ 300 milhões entre 2016 e 2017, mas impôs um corte de R$ 20 milhões no mesmo período à instituição. “Isso revela que para o atual governo, infelizmente, educação não é prioridade”, lamentou.

No mês de junho, o parlamentar realizou uma audiência pública para discutir a situação financeira e administrativa da universidade por conta de cortes no orçamento por parte do Governo do Estado. Na audiência, os representantes da UEPB denunciaram a falta de prioridade com que tem sido tratada a educação superior na Paraíba.

Sobre a instituição – Fundada em 15 de março de 1966, a UEPB tem hoje 52 cursos de graduação, 20 programas de pós-graduação, 21 mil estudantes, 1.320 professores, dos quais 500 são doutores. A instituição possui campi nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Lagoa Seca, Catolé do Rocha, Monteiro, Araruna e Patos.

Reconhecida pela produção de conhecimento, a universidade desenvolve projetos e trabalhos para capacitar os estudantes em clínicas com especialização em odontologia, saúde bucal, microcefalia, fisioterapia, psicologia, além de promover vários estudos na área de ciências agrárias, sobre o semiárido (agroecologia), e no Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (NUTS).

Deixe um comentário