Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Escola da rede municipal de João Pessoa conquista 7,4 e tem maior nota de toda a Paraíba no Ideb

A qualidade do ensino oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi comprovada mais uma vez pelo Ministério da Educação através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta segunda-feira (3). O estudo mostra que João Pessoa superou mais uma vez as metas estabelecidas no Ensino Fundamental I, atingiu a meta no Ensino Fundamental II e, mais do que isso, tem a escola com a maior nota de toda a Paraíba.

 

A Escola Dr. José Novais, no Bairro dos Novais, visitada na tarde desta terça-feira (4) pelo prefeito Luciano Cartaxo, atingiu a nota 7,4, sendo insuperável por qualquer escola municipal ou estadual da Paraíba no ano de 2017.

“O resultado das escolas municipais de João Pessoa demonstra que o nosso compromisso com a educação tem se transformado em resultados concretos. Com nossos investimentos na educação infantil e nas creches, as crianças já chegam ao Ensino Fundamental I com um nível mais elevado de conhecimento e isso tem um reflexo nos resultados referentes aos primeiros anos, onde superamos a meta e no Fundamental II, no qual também conseguimos atingir a meta. E esse é um resultado que nós compartilhamos com todos os profissionais das escolas e com os pais, pois unindo nossos esforços, com certeza, estamos abrindo novos horizontes e possibilidades de um futuro melhor para estas crianças”, afirmou Luciano Cartaxo.

A nota geral para os anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1° ao 5° ano em João Pessoa foi de 4,9, enquanto que a meta estipulada pelo órgão para ser batida pela Capital paraibana era de 4,6. Ao longo da atual gestão, o estudo que acontece a cada dois anos, mostra que em todas as edições, a rede municipal superou a meta. Foi assim no resultado de 2013, quando a meta era 4,0 e as escolas municipais tiveram a nota 4,5 e o resultado positivo se repetiu em 2015, quando a meta era 4,3 e a rede tirou nota 4,6.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), João Pessoa também tem conseguido atingir as metas estabelecidas. Em 2013, a meta para a Capital era 3,4 e a nota obtida foi 3,7; em 2015, a meta era 3,8 e a rede conseguiu atingir a nota projetada, assim como em 2017 (nota divulgada nesta segunda-feira), quando a meta que o Mec projetou foi 4,0 e João Pessoa chegou à nota.

O diretor da Escola Dr. José Novais, Fernando Guimarães de Menezes, afirmou que um conjunto de fatores influencia no resultado da unidade de ensino no Ideb. “Além da competência dos professores, temos um investimento da rede em capacitações e profissionais motivados para fazer um bom trabalho. Temos um projeto de cordel dentro de sala de aula e um teatro, que ajudam na oralidade e na leitura deles e geram novos conhecimentos diariamente. Além disso, todos os nossos profissionais passam por capacitações, desde o porteiro, merendeira, até a direção. Esse conjunto de ações e esforço pedagógico também na parte mais humanizada nos ajuda neste resultado”, afirmou.

Deixe um comentário