Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Nova Beira Rio é entregue com campanha educativa e ordem de serviço para iluminação em LED

O início de uma campanha de conscientização realizada pelos agentes de mobilidade urbana na manhã desta segunda-feira (3) marcou a entrega da Nova Beira Rio, a avenida modelo de João Pessoa, que resolve problemas históricos da região e aposta no compartilhamento dos espaços públicos por pedestres, ciclistas e motoristas. Também nesta manhã, o prefeito Luciano Cartaxo assinou uma ordem de serviço e, assim como toda a Orla de Cabo Branco a Manaíra, a Rui Carneiro e a Epitácio Pessoa, a Beira Rio começa a receber, nesta semana, a nova iluminação em LED, que reduz os custos públicos e garante mais segurança a quem transita a noite pela via.

“A Nova Beira Rio demonstra nosso compromisso de enfrentar desafios e resolver problemas históricos. Quem não se lembra de como a avenida ficava intransitável no período chuvoso? Isso está 100% resolvido. Mas, mais do que isso, transformamos a Beira Rio em uma avenida modelo, a mais completa do ponto de vista da mobilidade urbana, respeitando todos que transitam por ela, cada um tendo o seu espaço em segurança para trafegar. E ela ainda faz a importante ligação da praia com o Centro Histórico, através de calçadas padronizadas, ciclovias e as faixas para os veículos e transporte público de passageiros”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O projeto da Nova Beira Rio envolveu a parte da construção da ponte sobre o Rio Jaguaribe e a requalificação de toda a via, em um investimento total de R$ 12,7 milhões. Para a construção da ponte, foi feito um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio. A medida acabou de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, dando fim aos alagamentos que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos, pois na região a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro, o que inevitavelmente causava os alagamentos.

Paralelo à construção da ponte, a PMJP também deu início aos trabalhos nas calçadas padronizadas e dotadas de acessibilidade e a construção de ciclovia em toda a sua extensão. Toda a via conta com sinalização horizontal e vertical, inclusive para ciclistas e este compartilhamento eficiente entre todos os modais torna-se referência na Capital e demais cidades da região.

O projeto foi desenvolvido por técnicos da Prefeitura, envolvendo professores universitários, ciclistas e a sociedade, e realizado após um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial. O projeto respeita também o meio ambiente, com a arborização da via, e as normas da ABNT quanto à acessibilidade.

E foi para isso que a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou também a campanha educativa. “Estamos iniciando hoje esta campanha exatamente para dialogar com todos que circulam por aqui para que eles entendam que cada um tem seu espaço e eles precisam respeitar isso e conviver de forma harmoniosa e com mais segurança. A partir da Beira Rio a população vai perceber que é possível ter a cidade com mais qualidade de vida e onde se pensa na segurança das pessoas e no respeito ao espaço de cada cidadão”, afirmou o superintendente da Semob, Adalberto Araújo.

Equipes de agentes de mobilidades estão espalhadas ao longo da via abordando motoristas, ciclistas e pedestres para alertar sobre a necessidade de atenção à sinalização e de respeito aos espaços destinados a cada segmento.

Iluminação em LED – A Orla de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra são localidades que a PMJP realizou trabalhos nas calçadinhas e concluiu a nova iluminação com tecnologia LED em toda a sua extensão. Terminados os trabalhos, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) passou para os grandes corredores, como a Rui Carneiro, onde também já concluiu e a Avenida Epitácio Pessoa. Agora, a nova iluminação chegará também à Beira Rio, dentro de um total de 27 corredores, além de nove bairros, com um investimento de R$ 13,4 milhões. O projeto, executado por meio da Divisão de Iluminação Pública (Dilup), prevê a substituição de 12.396 pontos de iluminação, onde as lâmpadas de Vapor Metálico e Vapor de Sódio serão trocadas por luminárias de LED.

Deixe um comentário