Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Projeto torna obrigatória comprovação de vacinação de profissionais de saúde

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de Lei 1.838/18, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que torna obrigatória a apresentação periódica do comprovante da imunização de todos os profissionais que trabalham na área da saúde. O comprovante de vacinação deve constar no prontuário do trabalhador e ficará disponível durante fiscalização.

“Agora vamos aguardar a sanção do governador para esse projeto que é importante para garantir segurança aos profissionais de saúde. A apresentação periódica desse comprovante torna a fiscalização mais eficaz e até faz com que esses profissionais não deixem as vacinas em atraso”, destacou a deputada.

De acordo com o projeto aprovado, os profissionais da área de odontologia e os demais profissionais de equipe de trabalho devem ser vacinados contra tétano, febre amarela, difteria e hepatite B. A vacinação deverá contar no prontuário do profissional e deve ser mantido disponível quando houver inspeção do trabalho.

Para Camila Toscano, quem não se vacina não coloca apenas a sua saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. “Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações. É, por isso, que defendo a sanção dessa matéria para que ela vire Lei”, afirmou.

Deixe um comentário