Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lucas defende descentralização dos serviços de saúde para melhorar assistência aos cidadãos

A descentralização dos serviços de saúde na Paraíba é uma das bandeiras defendidas pelo vereador Lucas de Brito (PV) para melhorar o atendimento aos cidadãos que necessitam dos cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS). Na avaliação do parlamentar, o município de João Pessoa sofre de uma sobrecarga de atendimentos em virtude da falta de especialidade e até de leitos nas demais cidades do Estado.

Lucas avalia que o investimento em novas unidades de saúde, com mais diversidade em especialidades médicas, poderia ajudar a diminuir o problema. “As pessoas precisam sair de suas casas, muitas vezes de locais distantes, para garantir o atendimento mínimo na Capital. É uma situação que expõe cidadão já fragilizado e prejudica a boa gestão dessas unidades de saúde”, disse.

O parlamentar frisou ainda que, no Brasil, faltam leitos para atendimento a todos os pacientes. De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados, o país tem 2,3 leitos por mil habitantes, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 3 e 5. “Na Paraíba não é diferente. Os leitos são insuficientes para atender à demanda e a maior parte está concentrada nas grandes cidades, forçando as pessoas a viajar em busca de atendimento adequado”, lamentou.

Na visão do vereador, que colocou seu nome para a disputa à Assembleia Legislativa da Paraíba nas próximas eleições, é necessário descentralizar os serviços e investir em locais que possam acolher a demanda dos paraibanos. “É isso que vamos defender na condição de deputado estadual, para que os cidadãos, especialmente os menos favorecidos, possam ter um atendimento digno na área da Saúde”.

Deixe um comentário