Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Sessão especial e iluminação de prédios chamam atenção para esclerose múltipla, doença que atinge 35 mil pessoas

Os prédios púbicos da Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa, serão tomados pelo laranja nesta quinta-feira (30) para lembrar o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A ação será realizada após solicitação do deputado estadual Tovar Correia Lima, autor da Lei nº 10.843/2016, que inclui a data no calendário de eventos da Paraíba.

Tovar se reuniu com representantes da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (APEM) para discutir as ações que serão realizadas para marcar a data. Além da iluminação em laranja dos prédios públicos, será realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa para debater o tema.

A esclerose múltipla atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização da Saúde, sendo 35 mil delas no Brasil. Na Paraíba, a esclerose múltipla afeta 301 pessoas e, entre 2011 e 2016, foi a causa de 20 mortes, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Cerca de 120 pessoas estão em investigação se possuem a doença.

A doença é autoimune, não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença. A esclerose compromete, entre outros aspectos, a capacidade de equilíbrio, a visão e, pode levar à morte se não for tratada corretamente.

Deixe um comentário