Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Em debate, João garante ampliação do programa Gira Mundo para alunos e professores da UEPB

O candidato do PSB ao Governo da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta quinta-feira (16), durante debate promovido pela TV Manaíra, a criação do Gira Mundo UEPB, voltado para estudantes e professores da Universidade Estadual da Paraíba. No programa de governo do socialista, consta ainda a ampliação do programa para as modalidades esportiva e cultural.

João explicou que o Gira Mundo UEPB funcionará nos mesmos moldes do programa que atualmente contempla estudantes e professores do 2º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual. “Esse é mais um programa exitoso instituído na Paraíba pela gestão do PSB”, observou.

O candidato socialista destacou que o Gira Mundo busca dar oportunidade aos alunos para o desenvolvimento linguístico, interação com novas culturas e métodos de ensino. Ele enfatizou que só neste ano, o programa selecionou 200 estudantes de 60 municípios paraibanos, sendo 25 aprovados para Portugal, 100 para o Canadá, 50 para a Espanha e 25 para a Argentina. “Os primeiros 25, inclusive, estão neste momento na Argentina”, realçou.

João ressaltou que no período de intercâmbio, os estudantes moram nas casas de famílias nativas e cursam um semestre letivo em escolas de nível médio. “Os alunos selecionados recebem bolsa auxílio, passagens aéreas, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde”, pontuou.

Aperfeiçoamento profissional

O socialista lembrou que no dia 3 deste mês, 20 professores com atuação em regiões do Estado atingidas pela escassez de água embarcaram para Israel, em busca de aperfeiçoamento profissional.

“Os professores estão adquirindo conhecimentos sobre Agricultura Sustentável, Construções Naturais, Energias Renováveis e Tecnologias Alternativas, Comunidades Ecológicas, Irrigação e Produção de Alimentos. A ideia é que esses professores contribuam com a aplicação de projetos de desenvolvimento do Semiárido paraibano”, disse João, ao término do debate.

Aprovação recorde no Enem

Ainda na área da educação, João destacou os avanços alcançados nos últimos anos que garantiram a aprovação de quase 2 mil alunos da Rede Estadual no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo inclusive 67 deles nas primeiras colocações em cursos mais concorridos.

“Este é um governo que acertou nas políticas públicas e isto é reconhecido pelo povo e até pelos adversários políticos. Os professores e alunos da rede pública passaram a ser valorizados, e isso vem gerando excelentes resultados”, pontuou.

Deixe um comentário