Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João se reúne com defensores públicos e garante manter mesa de negociação aberta com categoria

O candidato do PSB ao Governo da Paraíba, João Azevêdo (PSB), participou, nesta terça-feira (14), de um encontro na sede da Defensoria Pública da Paraíba, em João Pessoa, onde garantiu a manutenção de uma mesa de negociação com os defensores a fim de debater problemas da categoria e promover melhorias para a instituição. Ele ainda recebeu o plano de ação das mãos da defensora pública geral, Madalena Abrantes.

João também disse que pretende implantar câmaras de negociação com órgãos e instituições estaduais, ceder prédios públicos para o funcionamento da instituição no interior e interligar a Defensoria Pública à rede de fibra ótica que está sendo implantada pelo Estado em 55 municípios paraibanos, por meio de parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq).

Ainda durante o encontro, que durou quase duas horas, João destacou que tem uma visão clara da importância da Defensoria e do papel social desenvolvido pelos defensores públicos. “Participar de discussão, colocar os dados na mesa, apresentar a realidade de forma transparente é a melhor maneira de resolver os desafios. Esse diálogo hoje aconteceu de forma aberta, franca e verdadeira, e com certeza irá gerar bons frutos”, frisou o socialista.

João ressaltou que, mesmo com a redução nas receitas estaduais provocada pela crise econômica que assola o país, o Governo da Paraíba vem mantendo o seu equilíbrio fiscal, honrando os compromissos com fornecedores e funcionários e garantindo o nível de investimentos.

Repasse dos duodécimos

O candidato do PSB enfatizou que os repasses dos duodécimos aos poderes tem sido crescentes na Paraíba desde 2011. Ele, contudo, realçou que a queda de receita neste ano limitou o repasse integral, já que o Executivo só conseguiu executar 80% do seu orçamento, percentual bem abaixo dos demais poderes, que executaram entre 93% e 101%.

“Sabemos das dificuldades de algumas instituições, incluindo a Defensoria Pública, mas com dialogo, vamos encontrar caminhos, pois em momentos de crise, todos precisam fazer sua parte. Com muito esforço, realizamos concurso para 25 novos defensores públicos e vamos analisar cada um dos itens da pauta da categoria para realizar o que for possível”, garantiu.

A defensora pública geral do Estado, Madalena Abrantes, fez uma avaliação positiva do debate e destacou a disposição de João em manter um diálogo aberto com a categoria. “Estamos muito satisfeitos com a presença de João e o seu compromisso em resolver questões, como a cessão de prédios públicos para o funcionamento das defensorias nos municípios do interior. Realizamos mais de 166 mil atendimentos em 2017 e necessitamos de uma melhor infraestrutura para melhor atender a população de baixa renda”.

Deixe um comentário