Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Aguardada há mais de 20 anos, PMJP entrega USF São Rafael e amplia atendimento da Atenção Básica

O prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta terça-feira (14), a 27° Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente construída ou reformada pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Desta vez foi a comunidade São Rafael que recebeu uma unidade inteiramente nova, facilitando o acesso dos usuários que não precisarão mais se deslocar para a unidade do Castelo Branco ou da Torre em busca do atendimento da Atenção Básica. Aguardada há mais de 20 anos e fruto de demandas do Orçamento Participativo (OP) em gestões anteriores, somente agora os moradores da região vêem atendido o pleito e passam a contar com uma USF com capacidade de atender 2 mil pessoas.

Já inserida dentro do Programa Gerente Saúde, criado para qualificar os atendimentos na Atenção Básica e aproximar ainda mais a gestão dos usuários da rede, a USF São Rafael foi construída com um investimento de R$ 518 mil na Rua das Casas Novas, no bairro Jardim Castelo Branco. Ela vai ofertar um atendimento integrado e multiprofissional com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, profissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Agentes Comunitários de Saúde.

“Saúde é um grande desafio que a gente enfrenta com trabalho, disposição, planejamento e apresenta resultados importantes que transformam para melhor a vida das pessoas. Este é o caso da USF São Rafael, mais uma unidade que a gente faz onde a comunidade precisa, onde é necessário, independente da visibilidade que a obra tem, porque o que nos importa é que ela seja útil, que melhore a qualidade de vida dos moradores. E ela se integra a uma série de outros investimentos que fazemos para oferecer um serviço mais humanizado dentro do nosso compromisso com a saúde da população de João Pessoa, começando pela Atenção Básica, passando pela maior rede de UPAS que montamos na Paraíba e pelo melhoramento da rede hospitalar”, afirmou Luciano Cartaxo.

O serviço que funcionava em um imóvel alugado, passa a ser oferecido em um prédio próprio, com uma logística ampliada para melhor atender aos usuários. A nova unidade vai contar com sala de curativos, observação e nebulização, além de consultórios médicos, odontológicos e farmácia.

Na unidade serão ofertados atendimentos médico, de enfermagem, de odontologia, além dos serviços como aferição de PA, glicemia, curativos e exames citológicos. O usuário poderá contar também com orientação nutricional, atividades físicas, atendimento de psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de um espaço para escuta qualificada.

Deixe um comentário