Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Pessoa 433 anos: PMJP promove avanços históricos na habitação e 27, 3 mil realizam sonho da casa própria

João Pessoa chega aos 433 anos como uma ‘quatrocentona’ muito charmosa e amada pelos pessoenses. Um sentimento de orgulho de quem vive em uma cidade cheia de belezas – a orla exuberante, livre de espigões, o Centro Histórico restaurado e com seu rico sítio arqueológico, além dos muitos espaços públicos – praças e avenidas esverdeadas pela ação da natureza. Características que resultam numa melhor qualidade de vida para as pessoas –  a melhor Capital do Nordeste para se viver, segundo apontou a consultoria Macroplan. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem papel fundamental nessa condição, promovendo ações que resolvem gargalos históricos, entre os quais, o déficit habitacional.

Poliana Cristina Santos está inserida nesse contexto. Depois de dez anos morando de aluguel ela conseguiu realizar o sonho da casa própria em novembro de 2017. Ela está entre as 432 famílias beneficiadas com o Residencial Colinas de Gramame. “Eu recebi a chave de manhã, de tarde eu lavei e de noite eu já estava morando no meu apartamento”, conta orgulhosa. “Pelas minhas condições financeiras, apenas pelo meu trabalho como vendedora, eu não teria condições de comprar um apartamento. Mas, primeiramente Deus e segundo a Prefeitura, que me proporcionou a realização desse sonho”, completa.

O apartamento que Poliana mora junto com a filha, a pequena Mariana Fernandes Santos, de seis anos, tem aproximadamente 43 metros quadrados (m²), dividido em dois quartos, banheiro (adaptado em caso de necessidade para o beneficiário), cozinha, sala e área de serviço. Além de conforto o imóvel oferece tranquilidade e sossego, condições ideais para ela projetar o futuro com a filha. No mês de aniversário de João Pessoa, ela declara amor à cidade com entusiasmo e alegria, como se estivesse vivendo os melhores dias de sua vida.

“A casa representa uma vida nova – uma vida bem melhor. É uma felicidade muito grande, que me faz gostar ainda mais dessa cidade. A casa é pra sempre, vai ficar para minha filha, e isso me deixa mais sossegada para conquistar coisas novas, pois já tenho a minha base. Além de trabalhar estou estudando, minha próxima conquista vai ser a formação como esteticista”, garante.

“É fundamental que estas pessoas tenham não só uma casa própria para morar, mas novas condições para uma vida melhor. Estamos fazendo o maior programa habitacional da história de João Pessoa, superando os desafios e cuidando das pessoas. E oferecer um lar digno, uma nova moradia, é exatamente isso, gerar mais qualidade de vida e cuidar de quem precisa”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Mais de 6 mil moradias – Poliana Santos está entre as 27,3 mil pessoas, que antes viviam em casas alugadas, áreas de risco, ocupações, mas que hoje moram em um lar digno, com cidadania e acesso a diversos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). De 2013 pra cá a atual gestão atingiu à marca 6,8 mil habitações entregues – número que muito em breve será superado, já que o Novo São José está praticamente concluído. O Empreendimento irá beneficiar 336 famílias e 1.340 pessoas, que inclusive já foram sorteadas e já sabem qual unidade vão ocupar.

Deixe um comentário