Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luto na imprensa paraibana: Morre o jornalista Biu Ramos aos 79 anos

Correspondente da Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, o jornalista Biu Ramos, também procurador do Estado, morreu aos 79 anos no começo da noite deste sábado (28). Colunista político, Biu exerceu, ainda, o cargo de secretário de Cultura do Governo Tarcísio Burity, superintendente de A União e Rádio Tabajara.

Autor de livros de repercussão e impacto e reportagens que marcaram época na imprensa paraibana. Biu morreu no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, onde estava internado há dias.

Condolências de Lucélio Cartaxo

O pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), lamentou a morte do jornalista paraibano Biu Ramos, falecido na noite deste sábado (28) em João Pessoa.

“Biu Ramos faz parte da história do nosso Estado, sendo um dos principais nomes da imprensa paraibana. Foi com muita tristeza que recebi a notícia do seu falecimento. Aos familiares e amigos, meus sinceros sentimentos”.

Cássio lamenta

“Culto, preparado, inteligência, acima da média, visão critica de mundo e detentor de texto irreparável, o jornalista e escritor Severino Ramos sempre foi, na gênese, na acepção maior, um repórter. Um grande repórter, um dos maiores repórteres da Paraíba, que escreveu todos os capítulos da vida com talento, coragem e estilo inconfundíveis”, comentou o senador Cássio Cunha Lima.

Governo do Estado

O Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação emitiu uma nota de pesar, onde ressalta: “Dono de uma conceituada carreira de repórter investigativo, Biu Ramos apurou e escreveu sogre alguns dos capítulos mais importantes da história do nosso Estado, deixando, em jornais e livros, reportagens que mantém vivo um passado recente de trajetória marcante de nossa gente”.

Lembrou os cargos públicos ocupados por Biu, e destaca que “é um exemplo a ser seguido por essa geração e as vindouras”. Expressou “o desejo que os amigos e familiares sejam confortados neste momento de perda, e que seu legado possa servir como alento para preencher o imenso espaço deixado pela partida física do eterno repórter”.

Nota da ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba externa profundo pesar pelo falecimento do jornalista e escritor Severino Ramos, neste sábado (28), aos 79 anos, em João Pessoa.

Ao longo da sua vida, Biu Ramos foi um profissional de grande projeção, autor de livros e reportagens que marcaram época na imprensa e que deixaram seu registro na história da Paraíba.

“É com imensa a tristeza que recebemos a notícia da partida de Biu Ramos. Jornalista talentoso, de escrita profunda, deixa um legado de ética e compromisso com a verdade. Neste momento de profunda dor nos solidarizamos com parentes e amigos”.

Nota da Câmara

A Câmara de João Pessoa afirmar, em nota, que “é com profundo pesar que a Mesa Diretora vem a público lamentar a morte de um dos nomes mais importantes do jornalismo paraibano, o jornalista Severino (Biu) Ramos”.

A nota diz ainda: “Dono de um texto irretocável e personalidade marcante, Biu Ramos nos deixou aos 79 anos, após vários dias internado no hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, para se tratar de uma pneumonia…”

“… Biu Ramos é um dos maiores nomes do jornalismo paraibano. Começou na redação do Correio da Paraíba em 1954 e teve papel fundamental na elucidação do assassinato de João Pedro Teixeira, líder das ligas Camponesas na década de 60. Foi colunista político, correspondente de jornais como Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, Secretário de Cultura no governo Tarcísio Burity, superintendente do jornal A Uniao e e da Rádio Tabajara.”

E concluiu: “Diante da triste notícia, a Casa Napoleão Laureano se solidariza com toda família do jornalista neste momento de dor.”

Extra PB

Deixe um comentário