Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Primeira-dama Maísa Cartaxo participa de encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar

A primeira-dama Maísa Cartaxo participou na tarde desta quinta-feira (14) do último dia do Encontro Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Na pauta, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da Rede Municipal. Inclusive, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi reconhecida pelo FNDE pela qualidade da alimentação escolar.

“A experiência que estamos fazendo de levar para as crianças e adolescentes, nas escolas do município, a consciência alimentar e ambiental, tem sido de muita valia, e vem refletindo na vida deles. Recentemente, a secretária de educação Edilma da Costa Freire encaminhou uma foto de crianças plantando, colhendo e levando para casa uma penca de bananas com uma felicidade incrível. São experiências exitosas como estas que deixa alegre todos nós que nos preocupamos e fazemos educação no município”, relatou Maísa Cartaxo.

Nesta quinta, os participantes também puderam relatar suas experiências enquanto nutricionistas, professores, agricultores familiares e conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) junto as escolas públicas que desenvolvem trabalho de nutrição e educação alimentar.

A tarde prosseguiu com palestra do agente do FNDE, Olavo de Oliveira Braga Neto, que falou sobre a importância da oferta de refeições saudáveis nas escolas aliada a uma educação alimentar saudável. “Esses dois pontos provocam a melhoria na aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e adolescentes”, comentou Olavo Braga Neto.

Outra questão levantada por ele foi quanto o sobrepeso ou obesidade das crianças e adolescentes, que segundo Olavo de Oliveira, na América Latina aumentou em crianças de 5 a 11 anos de idade, variando de 18,9% a 36,9%.

Logo após, aconteceram relatos de experiência sobre a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com Rochelli Neves de Lucena (Creche Glauce Burity – Patos/PB), Clesilda Maria Gomes e Ana Paula Leal (Creche Júlia Ramos – João Pessoa/PB) e Rosilene da Silva Santana e Ana Paula Leal da Creche Delegada Maria Tereza de Sousa Leite de João Pessoa (PB).

Deixe um comentário