Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Em encontro das Nações Unidas, Luciano assina carta-compromisso para construção de cidades inclusivas e sustentáveis

O Prefeitos de 72 cidades de praticamente todos os continentes, integrantes da rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização para a Educação e a Cultura das Nações Unidas), reunidos na Cracóvia, nesta última semana, assinaram carta-compromisso nesta sexta-feira (15) reafirmando o papel estratégico da cultura e da criatividade na construção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou de diversas mesas de debates e plenárias que resultaram na elaboração do documento.

Na Carta da Polônia, os prefeitos que integram a rede de Cidades Criativas reiteraram o compromisso com a missão de implementar no nível local políticas e projetos com o objetivo de concretizar a Agenda de 2030, assim como a nova agenda urbana, em parceria com a Unesco.

A Agenda de 2030 são os compromissos assumidos em 2015 por autoridades internacionais junto às Nações Unidas de, nos próximos anos, trabalharem pela erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. “As metas foram traçadas e estamos avançando na busca por soluções concretas. Recentemente, João Pessoa, junto com cidades da Região Metropolitana, alcançou a maior redução da extrema pobreza no País, uma queda de aproximadamente 25%”, mencionou.

O documento da Polônia acrescentou que se incluem nesses compromissos a promoção da diversidade e igualdade de gênero e o empoderamento da juventude.

O documento também reafirmou o fortalecimento da cooperação entre a rede de prefeitos da rede de Cidades Criativas e outras organizações internacionais consolidadas com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas e a troca de novas experiências de governança.

Exemplo internacional – Após a aprovação da Carta, o prefeito Luciano Cartaxo se disse satisfeito com a troca de experiências que o Fórum Internacional de Cidades Criativas permitiu. “O Fórum foi rico em experiências que acabam mostrando que João Pessoa está rumo certo, quando a gestão investe em creche para crianças, habitação de boa qualidade, recuperação do Centro Histórico e projetos culturais e criativos como vem sendo desenvolvidos em torno do Celeiro”, observou Cartaxo.

O prefeito da Capital também comemorou o fato de ver João Pessoa participando positivamente de fóruns de intercâmbio mundial, ouvindo e conhecendo experiências, mas também apresentando políticas públicas que se tornaram exemplo para o mundo. “Estamos construindo e vamos continuar executando esse conjunto de programas e ações para que João Pessoa seja cada vez mais uma cidade referência no estímulo à cultura, à criatividade e à qualidade de vida”, destacou.

Deixe um comentário