Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ex-prefeito de Solânea se filia ao PPS para disputar cargo de deputado estadual, mas está inelegível

Mesmo enquadrado na Lei Ficha Suja, o ex-prefeito de Solânea, Beto Brasil ingressou na quarta-feira (04) nos quadros do PPS, onde informou que irá disputar uma vaja na Assembleia Legislativa da Paraíba, fato que causou estranheza na população de Solânea, pois é de conhecimento público as várias condenações do ex-gestor, inclusive com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e seu nome inserido na lista dos inelegíveis.

A condenação do prefeito pelo TCU aconteceu em 2012, devido a irregularidades em um convênio firmado com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) junto a Corsane Construtora e Serviços Ltda para a execução de serviços de esgotamento sanitário na cidade.

No ano de 2015, ainda como prefeito de Solânea, Beto teve os direitos políticos suspensos por 10 anos. A penalidade foi resultado de uma ação de improbidade administrativa promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusou o gestor de irregularidades na execução do convênio nº 304/2001, firmado entre o município de Solânea e a Fundação Nacional de Saúde, para fins de execução de melhorias sanitárias domiciliares.

A última condenação do ex-prefeito aconteceu em 2017, no ano passado, quando o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) julgou procedente a ação contra o ex-prefeito da cidade de Solânea, Beto Brasil, além de Marcos Tadeu Silva e Carlos Hermano Pereira de Assis, por desvio de verbas públicas federais na execução de um convênio firmado entre o referido município e a FUNASA.

Na ação, o TRF-5 alegou que durante a gestão de Beto Brasil foram desviados recursos destinados à construção de melhorias sanitárias para a população carente, elemento diretamente relacionado aos direitos sociais de moradia e saúde inerentes a cada pessoa.

Desistência de disputas na Prefeitura e Assembleia
Em 2010, Beto Brasil também ensaiou uma candidatura a deputado estadual, mas desistiu do pleito após ter o registro negado pelo Tribunal Eleitoral da Paraíba e passou a apoiar o então deputado Domiciano Cabral.
Em 2016, após várias denúncias, Beto desistiu de disputar sua reeleição de prefeito de Solânea, e agora ensaia uma candidatura a deputado, basta saber se ele vai levar adiante seu intento político e principalmente se a Justiça Eleitoral vai negar mais uma vez o registro de sua candidatura.

Deixe um comentário