Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

“Situação das barragens é preocupante”, diz senador Zé Maranhão

As chuvas que começam a cair na Paraíba são motivo de muita alegria mas também de muita preocupação. É que o aumento no volume de águas dos reservatórios pode ser um agravante para o rompimento de estruturas que encontram-se sem manutenção. No dia 26 de fevereiro a barragem de um açude na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano, rompeu preocupando moradores da região.

A barragem, que faz parte da bacia do Alto Curso do Rio Piranhas, abrange 102 municípios paraibanos mais 45 potiguares e é essencial tanto para a Paraíba quanto para o Rio Grande do Norte porque nela estão localizados o sistema paraibano de reservatórios Curema-Mãe D’Água, amplamente valorizado e estruturado pelo Plano das Águas do Governo José Maranhão. O então Governador do Estado preparou a paraíba para receber as águas do São Francisco e para isso trabalhou incessantemente na construção de adutoras e barragens. Ver essas estruturas, tão importantes para o abastecimento de água no estado, abandonadas preocupa o senador. “Não queremos nunca mais ver uma tragédia como a de Camará”, relembrou o emedebista.

Acauã, uma das mais importantes do estado, também inspira cuidados. Fotos que estão circulando nas redes sociais tem causado medo em quem vive nos municípios próximos à barragem. Muita ferrugem e desgaste no concreto podem ser facilmente vistos nas imagens. “A manutenção dessas estruturas é tão importante quanto a construção das mesmas. É muito triste ver muitas das obras feitas no meu governo abandonadas. Um verdadeiro descaso com o povo paraibano”, disse José Maranhão.

O pré-candidato ao Governo do Estado tem projetos importantes relacionados aos recursos hídricos, entre eles a manutenção das barragens e adutoras que se encontram em total abandono. “Vamos retomar o Plano das Águas, que tanto impactou a vida dos paraibanos, e fortalecê-lo para que todos tenham acesso a esse bem tão precioso e vital”.

Deixe um comentário