Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

I Torneio de Futsal Interesidencial reúne atletas e moradores dos residenciais entregues pela PMJP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretaria de Habitação (Semhab) e Juventude Esporte e Recreação (Sejer), realizou neste sábado (24) o I Torneio de Futsal Interesidencial da Capital. O evento, que reuniu 180 atletas e moradores das mais de seis mil unidades habitacionais entregues pela PMJP, aconteceu no Ginásio de Esportes Hermes Taurino, em Mangabeira, e contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

Para o prefeito, o evento é fruto do trabalho de acompanhamento que a PMJP realiza nessas unidades habitacionais, mesmo após a entrega. “O esporte é um fator de integração extremamente importante e o Torneio, além de pensar na melhoria da qualidade de vida da saúde das pessoas, com o incentivo à prática de atividade física, é produto de um trabalho intensificado de acompanhamento que realizamos após a conclusão dessas unidades. Não é só entregar a casa e a conquista do novo lar, que já é extremamente importante, mas o diferencial é justamente trabalhar nesse processo de transformação e mudança na vida das famílias”, destacou Luciano Cartaxo.

Realizado com o objetivo de integrar a população beneficiada pelo Programa Habitacional do Município, o Torneio reuniu moradores dos Residenciais Irmã Dulce, Manacá, Colinas de Gramame (VII e VI), Vieira Diniz (I e II), Jardim das Colinas, Anaíde Beiriz, Nice Oliveira (I e II), Jardim Veneza (I e II), São José, Sarturtino de Brito e Vista Alegre (VIII e XI).

O evento colocou 16 times em campo e contou com um esquema de organização especial por parte das secretarias envolvidas. Café da manhã e lanche, além de uma feijoada, acompanhada de arroz, vinagrete e refrigerante para os atletas e torcedores, agradaram o público que foi conferir o Torneio. “Nos preparamos muito para estar aqui hoje competindo e estamos muito satisfeitos com a organização, tudo preparado para a gente aproveitar e se divertir com a família”, destacou Erivaldo Guedes, treinador do time do Conjunto Habitacional São José.

O Torneio foi uma realização da Semhab em parceria com a Sejer e contou com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que disponibilizou motolâncias para o caso de alguma emergência com os atletas.

“A ideia do torneio surgiu a partir do nosso setor de ação social, que trabalha diretamente com os moradores desses residenciais e a nossa intenção foi preparar um dia de confraternização com as pessoas contempladas por nosso programa de habitação, até porque o nosso trabalho vai bem mais além da entrega da moradia, nós acompanhamos essas pessoas por pelo menos 18 meses, garantindo a qualidade de vida desse pessoal”, ressalta Sachenka Bandeira, secretária de Habitação.

O I Torneio de Futsal Interesidencial superou expectativas e as secretarias já se organizam para as próximas edições. “Se trata de um processo de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e faz parte do programa técnico-social da Semhab. A nossa intenção é que seja o primeiro de muitos outros e que, nas próximas edições, a gente consiga aumentar as modalidades e integrar crianças, mulheres e idosos na competição”, destaca André Coelho, secretário adjunto de Habitação.

Além da integração social, da prática esportiva e da programação voltada para a família, os times que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, receberam medalhas e troféus. Dezesseis times foram inscritos no Torneio a partir de um trabalho de prática esportiva continuado, que já existe nessas unidades habitacionais e é realizado pela (Sejer). “Nos empenhamos bastante para a realização do evento e felizmente percebemos uma aceitação muito grande nos residenciais. Temos educadores físicos diariamente nessas localidades, trabalhando a importância da prática de atividade física e notamos que as pessoas abraçaram o Torneio, porque não vieram apenas os atletas, também trouxeram torcida”, diz Rodrigo Trigueiro, secretário da Sejer.

Deixe um comentário