Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

8ª e 9ª RPP escolhem saúde e política urbana como prioridades

O noite desta quinta-feira (8), os moradores da 8ª e da 9ª Região de Participação Popular (RPP) participaram de mais uma Audiência Regional do ciclo 2018 do Orçamento Participativo de João Pessoa. Durante a Assembléia, os moradores homologaram as demandas escolhidas como prioritárias por cada região. Os moradores de ambas as RPPs consideram que os investimentos das áreas de saúde e política urbana são os mais necessários.

A Assembléia ocorreu na Escola Municipal João XVIII, no Alto do Mateus. O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância do Orçamento Participativo para aproximar a população da gestão e entender as necessidades de cada comunidade. “Para fazer é preciso ouvir e ter a sensibilidade de entender a população. Saber o significado que cada obra tem e o impacto dela no bem-estar das pessoas”, ressaltou.

A 8ª RPP é composta pelos bairros de Cruz das Armas, Funcionários I, Jardim Planalto, Oitizeiro e pelas comunidades Jardim Guaíba, Baleado, Lagoa Antônio Lins, Alvorada I e II, Novo Horizonte II, Ribeirinhas, Travessa São Luiz, Buraco da Gia, Bom Jesus, Bethania (4 de Outubro), São João Batista, Emaus, São Sebastião, Nova Jerusalém, Santo Agostinho, São Pedro e São Paulo.

Já a 9ª RPP é formada pelos bairros do Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Centro Histórico, Varadouro e pelas comunidades Distrito Mecânico, Beira da Linha, Com. 5 de junho, Juracy Palhano, São Judas Tadeu, Miramangue, Jardim Mônica, Aratu, Rua da Lama, Tanque, Av. Nova Liberdade, José Félix, Coronel Bento, Cícero Moura, Bola na Rede, Ninho da Perua, Campo da Alvorada, Porto do Capim, Praça 15 de Novembro, Vila Nassau, Trapixe, Renascer I, Santa Emília de Rodat e Saturnino de Brito, Cabral Batista. Também fazem parte da 9ª RPP,  os residenciais e conjuntos habitacionais do IPEP, Tiradentes, dos Motoristas  I, II e III, Frei Marcelino, Dom José Maria Pires e Condomínio Índio Piragibe.

Ambas as regiões já tiveram conquistas importantes através do OP. A UPA de Cruz das Armas e a Unidade Integrada de Saúde do Baleado, por exemplo, foram conquistas da 8ª RPP nas plenárias do OP. Na 9ª RPP podemos citar a reforma das escolas João XXIII e Damásio Franca.

O Orçamento Participativo empodera a sociedade e fortalece o poder local, fazendo o compartilhamento de poder entre gestão e população, que participa e fiscaliza as ações do governo, além de ajudar na elaboração e implementação das peças orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Pluarianual (PPA).

Em João Pessoa, o Orçamento Participativo foi transformado em lei em março de 2013. Por estar consolidado na capital paraibana, o OP tem se constituído em referência para que outras Prefeituras também adotem a democracia participativa em suas gestões.

Deixe um comentário