Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PMJP inicia obras do Novo Mercado de Jaguaribe e garante pólo de cultura e lazer

A prefeitura de João Pessoa deu início, nesta quarta-feira (07), às obras do Novo Mercado de Jaguaribe. O equipamento vai receber o maior conjunto de investimentos desde a sua fundação, em 1975, com a revitalização completa da estrutura, espaços padronizados para os feirantes, além da construção de uma ampla área de lazer, com parque infantil, mesas para jogos, passeios públicos e academia para a terceira idade. As obras serão concluídas em nove meses, com investimento de R$ 1 milhão e é mais uma demanda atendida por meio do Orçamento Participativo (OP) que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) executa em diálogo com a população.

Depois de assinar a ordem de serviço para o início dos trabalhos, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ressaltou que o equipamento, já reconhecido pela compra e venda de produtos, será também mais um polo de cultura e lazer da capital paraibana. “Esse é o maior investimento no Mercado de Jaguaribe em mais de 40 anos. Além de dinamizar a economia, estamos consolidando um perfil diferente para esta região da cidade, com a construção de uma nova praça e a consolidação de espaços que poderão receber atrações culturais, transformando o mercado em um espaço multiuso, unindo comércio, lazer e cultura”, explicou o gestor.

A tradicional feira do Mercado de Jaguaribe, que acontece todas as quartas com 244 profissionais cadastrados, será revitalizada, trazendo mais segurança e conforto para clientes e comerciantes. “Com as obras, vamos recuperar toda a área no entorno da feira, com passeios públicos sinalizados e a identificação do espaço dedicado a cada vendedor”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Furtado.

Estrutura – O novo mercado terá estacionamento com capacidade para 173 vagas. Os banheiros também serão completamente recuperados. O projeto prevê, ainda, bicicletário, novo pórtico, recuperação da marquise e de toda a coberta do equipamento. O vídeo com o projeto completo da reforma do mercado está disponível no link: http://bit.ly/Mercado-Jaguaribe

Diálogo – De acordo com Secretário de Desenvolvimento Urbano, o projeto do Novo Mercado de Jaguaribe foi elaborado a partir de reuniões e entrevistas com comerciantes e frequentadores do espaço. “Fomos ouvir quem mais entende do Mercado de Jaguaribe e construímos uma proposta inovadora, que une a vocação de João Pessoa para o comércio de bairro com o estímulo à qualidade de vida”, apontou.

História – Realizada sempre às quartas-feiras, a feira de Jaguaribe remonta à primeira metade do século 20. Inicialmente, os comerciantes recebiam os fregueses na área que hoje corresponde ao Centro Administrativo do Governo do Estado. Com a construção do edifício, em 1972, a feira passou então a ocorrer no entorno do Mercado de Jaguaribe, fundado poucos anos depois, em 1975.

Deixe um comentário