Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Na CMJP, Luciano Cartaxo presta contas e anuncia conjunto de ações para o futuro de João Pessoa

Um dia depois de alcançar a marca de 6,6 mil novas moradias entregues à população, no conjunto residencial Vista Alegre, o prefeito Luciano Cartaxo, participou, nesta terça-feira (20), da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na mensagem dirigida aos vereadores, o gestor prestou contas dos últimos cinco anos à frente da administração da Capital paraibana e anunciou um conjunto de obras e ações a serem iniciadas este ano. O planejamento a longo prazo, uma das marcas da gestão, será reforçado com o plano “João Pessoa, Cidade Sustentável”, parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê o aporte de U$ 100 milhões (R$ 330 milhões) em 60 medidas estruturadoras, preparando para a cidade para 1 milhão de habitantes.

“A João Pessoa do presente agora tem futuro, porque soubemos planejar. Temos metas e objetivos a cumprir. Sabemos onde estamos e onde queremos chegar. Provamos que é possível modernizar a máquina pública, reduzindo despesas para investir mais. Mesmo na crise, consolidamos novas conquistas sociais, com crescimento econômico e equilíbrio fiscal”, disse o prefeito, que apontou um conjunto de compromissos que vem sendo cumpridos com a população. Entre eles, a maior rede de UPAs e de creches da Paraíba, a escola bilíngue, as transformações com o novo Centro Histórico, a implantação de novas e modernas áreas de lazer, o Ação Asfalto, mudanças estruturantes na mobilidade urbana, além do recorde de investimentos pelo Banco Cidadão e por meio do programa de habitação.

A mensagem do gestor na Câmara também ressaltou um conjunto de novas ações previstas para serem iniciadas ao longo deste ano. A educação terá outros investimentos, com 31 creches em novo padrão, 2 escolas em tempo integral entregues e 11 completamente reestruturadas. Outra novidade é o início das obras do Centro de Educação Integral (CEI), em Mangabeira. “O espaço vai permitir que mil alunos passem a estudar nos dois turnos, com piscina, laboratórios, ginásio esportivo e a realização de até 38 atividades simultâneas”, explicou. A saúde será reforçada com a reestruturação do Hospital Santa Isabel, que terá um centro cardiológico de ponta. O programa Gerente Saúde, voltado para a atenção básica, vai informatizar todos os postos da Capital, com banco de dados e prontuário eletrônico para cada paciente.

O Ação Asfalto, que já recapeou ou pavimentou mais de 41 km de vias com recursos próprios, deve chegar a mais de 400 ruas e avenidas até o final de 2018. O programa será acompanhado pela implantação de 14 mil novos pontos de iluminação LED, com prioridade para corredores viários, áreas com maiores indicadores de violência e pontos turísticos da Capital. Como já está acontecendo com o Mercado de Jaguaribe, as obras de revitalização também irão chegar aos mercados do Oitizeiro e do Bairro dos Estados. A administração municipal dará sequência à revitalização de áreas de lazer, alcançando outras 26 praças. A exemplo do que fez no Novo Timbó, a gestão também dará início à urbanização da Comunidade do S, no Róger, além de pavimentar toda a comunidade do Taipa, no Costa e Silva. No Centro Histórico haverá a recuperação de 12 ruas e 3 espaços públicos no entorno do Porto do Capim.

Mais resultados – De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, “o desafio segue” com outras ações em andamento. São obras como a UPA-Especialidade dos Bancários e a Casa Mãe Bebê, a Villa Sanhauá com os casarões do Centro Histórico, a drenagem da Barreira do Cabo Branco, a construção do Novo Bairro São José e da Saturnino de Brito, junto com a Avenida Beira Rio e a implantação do novo Parque Zoobotânico da Bica. “O encontro da cidade com um novo futuro já começou e se fortalece para ir ainda mais longe. A João Pessoa que estamos construindo juntos, com esse modelo de gestão inovador, está mais preparada para os passos que precisa dar, pronta para avançar na direção que soube escolher”, disse.

Principais ações anunciadas 

. 31 creches em novo padrão

. 11 escolas em novo padrão

. 2 novas escolas em tempo integral

. Centro de Educação Integral (Mangabeira)

. Gerente Saúde Digital

. Central do Coração do Hospital Santa Isabel

. 2.300 novas moradias

. 400 ruas atendidas pelo Ação Asfalto

. Nova Comunidade do S (Róger)

. Pavimentação da Comunidade do Taipa (Costa e Silva)

. Caminhos da História (acessos ao Porto do Capim)

. Boa Praça (26 áreas de lazer de cara nova)

. 14 mil pontos de iluminação LED

. Revitalização dos mercados do Oitizeiro e do Bairro dos Estados.

Acesse o discurso do prefeito na íntegra, no link  http://midi.as/Discurso

Deixe um comentário