Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo vistoria obras da construção da Casa Mãe Bebê que vai acolher mães e seus filhos

A Casa Mãe Bebê está sendo construída em frente ao Instituto Cândida Vargas, para oferecer às mães o mesmo cuidado dado aos bebês internados sem que também tenham que ficar internadas. Cerca de 20% dos partos exigem que as mães passem mais tempo no ICV aguardando a recuperação dos seus filhos. Migrando para estes espaços, elas receberão acompanhamento social, psicológico e de médicos e enfermeiros. Além disso, também participarão de atividades interdisciplinares junto a outras secretarias que darão apoio, como a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e de Trabalho, Produção e Renda, por meio do Banco Cidadão, entre outras.

“Com a Casa Mãe Bebê estaremos oferecendo um atendimento mais humanizado para estas mulheres que precisam aguardar a recuperação de seus bebês. Elas agora deixarão o ambiente hospitalar e irão para uma casa preparada para recebê-las, sendo acompanhadas por profissionais especializados. Ofertaremos mais conforto, comodidade, tranquilidade e bem-estar às mães para que elas possam acompanhar o dia a dia da recuperação dos seus filhos, mas sem a necessidade de ficarem no Instituto Cândida Vargas, desafogando os leitos da nossa maternidade”, disse o prefeito.

A casa terá uma área de 321,65 m², com capacidade para receber 20 mulheres e contará com uma estrutura composta por sala de estar, refeitório, cozinha, cinco dormitórios, cinco banheiros, despensa, área de serviço e área administrativa. Luciano Cartaxo vistoriou as obras ao lado do diretor do ICV, Juarez Alves, que destacou a importância da Casa Mãe Bebê para melhorar ainda mais a prestação dos serviços oferecidos pela maternidade. “Esta casa vai representar um grande avanço no trabalho humanizado que nós já oferecemos na maternidade. Pelo menos 20% dos bebês que nascem aqui precisam continuar internados, mas as mães agora poderão ir para um lar, aguardar esta recuperação e, ao mesmo tempo, o Instituto terá mais 16 leitos”, afirmou.

Mais investimentos – A Casa Mãe Bebê é parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para o cuidado com as pessoas desde a infância. Para isso, na semana passada foi inaugurado o Centro do Coração na Cândida Vargas.

A Prefeitura de João Pessoa já havia implantado o Hospital Infantil do Valentina, a UTI infantil da rede pública e multiplicado, por quase nove, o numero de bebês atendidos nos berçários e lactários das creches de João Pessoa. Dentre os investimentos da atual gestão, destacam-se também as 120 doulas que contribuem para o parto humanizado e a distribuição de 2.500 enxovais para mães carentes.

Deixe um comentário