Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura entrega 54° creche em novo padrão e ampliação de berçário para atender mais bebês

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta sexta-feira (16) a requalificação e ampliação da creche Noêmia Trindade, no Funcionários IV, com a implantação de mais uma turma de berçário para atender mais 20 crianças a partir de um ano de idade. Esta é a segunda unidade infantil de ensino entregue nos últimos 30 dias dentro do novo padrão de qualidade e se soma às outras 53 creches construídas ou requalificadas desde 2013 pela atual gestão.

“Desde 2013 a gente está enfrentando o desafio que é transformar a educação de João Pessoa. E nós começamos este trabalho pelas creches porque entendemos a importância de se combater as desigualdades e oferecer uma educação de qualidade desde os primeiros meses de vida”, afirmou Luciano Cartaxo. O prefeito ainda destacou a importância desta política para toda a família. “A mães precisam ter segurança e confiança para deixar seus filhos em uma creche enquanto buscam o mercado de trabalho, e nós oferecemos isso, com as estruturas renovadas e profissionais qualificados”.

A unidade de ensino, que passa a atender 140 crianças de seis meses a cinco anos, teve todos os ambientes requalificados, retelhamento completo e troca de todo o mobiliário, proporcionando um espaço mais agradável e adequado para o ensino e aprendizado. Com isso, as crianças chegarão mais preparadas para a alfabetização na idade certa.

A creche também passou por manutenção em toda a rede hidráulica e elétrica, além de receber pintura e novos equipamentos, brinquedos, e livros paradidáticos adequados a cada faixa etária das crianças. Os livros foram adquiridos no final do ano passado, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em um investimento de R$ 2,4 milhões para as escolas e creches da rede municipal de ensino.

Esta é a 54ª creche que a PMJP requalifica desde 2013 e todas as 85 unidades de ensino infantil de João Pessoa estão instaladas em prédios próprios, funcionando em Tempo Integral, de 7h às 17h,  oferecendo cinco refeições diárias, com alimentos nutritivos, acompanhadas por nutricionistas, banhos e atividades lúdicas.

Investimento – Em 2013, a Capital tinha apenas 213 vagas em berçários e, hoje, já são aproximadamente 1.900 vagas, uma ampliação de quase nove vezes as vagas dedicadas aos bebês e crianças de até três anos, fazendo com que mais crianças tenham o primeiro acesso à escola cada vez mais cedo. No início de 2013, eram apenas 13 turmas de berçário e, hoje, já são 86 turmas. Para cuidar das crianças, cada turma de berçário conta com uma professora e uma cuidadora (berçaristas) a cada cinco bebês.

Deixe um comentário