Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo autoriza início das obras de drenagem da Barreira do Cabo Branco

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início, nesta segunda-feira (05), às obras de drenagem da Barreira do Cabo Branco. A medida vai corrigir as falhas no escoamento das águas na área continental da falésia, agravada nos últimos anos com a construção de novos equipamentos. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Luciano Cartaxo, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, edifício que será diretamente beneficiado com o trabalho de prevenção. Com investimento de R$ 5 milhões, a ação vai permitir a instalação de uma rede de drenagem de 5 km, preparando esta região da cidade para os próximos 50 anos.

“Esse é mais um desafio histórico que a Prefeitura de João Pessoa decidiu enfrentar de cabeça erguida. Fizemos um diagnóstico da região, reduzimos o impacto impedindo a circulação de carros, implantamos novas vias, apresentamos e debatemos o projeto executivo e agora damos início à primeira e mais importante etapa no continente, com a drenagem definitiva da Barreira do Cabo Branco”, explicou o prefeito. Além da drenagem, o projeto integral prevê outras medidas de contenção, como a construção de quebra-mares e a proteção no sopé da falésia.

As obras desta primeira etapa contemplam a implantação de 10 novos trechos de drenagem, que irão integrar a nova rede à já existente no entorno dos bairros do Altiplano, do Cabo Branco e Seixas. “Essa intervenção será a mais importante no continente para corrigir as falhas históricas no escoamento das águas que hoje agravam a erosão na falésia. Com a nova rede de drenagem, será possível disciplinar a água das chuvas até a praia, reduzindo o impacto na Barreira do Cabo Branco”, explicou a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira.

O lançamento das águas pluviais vai ocorrer em dois pontos de emissão que serão reforçados para receber a nova rede nas praias do Seixas e do Cabo Branco. Segundo Daniella Bandeira, as outras etapas do projeto de contenção serão concluídas após o término de novos estudos de impactos ambientais. “Com base nesses levantamentos será possível avaliar que novas medidas serão indispensáveis para a preservação da Barreira do Cabo Branco”, disse. A apresentação realizada nesta segunda (5) sobre o projeto de drenagem está disponível no link: http://bit.ly/barreiraCB .

Deixe um comentário