Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PMJP lança projeto ‘Geração Alfabetizada’ e incentiva o estudo da literatura infantil

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, na manhã desta quinta-feira (1), o projeto ‘Geração Alfabetizada’, para estimular a leitura, a escrita e os primeiros contatos com a literatura infantil para alunos da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da rede municipal. O lançamento aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco e contou com a presença da escritora de livros infantis, Mary França, e do ilustrador Eliardo França. São deles alguns exemplares dos 81 mil livros literários e paradidáticos que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou, no final do ano passado, em um investimento de R$ 2,4 milhões, para as escolas e creches da rede municipal de ensino.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC), e reuniu, nesta manhã, professores e especialistas da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e, no período da tarde, contará com a participação dos professores do Ciclo de Alfabetização, que vai do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. O encontro também foi uma preparação para o início do ano letivo nas escolas da rede, que acontece na próxima segunda-feira (5).

“Educação na nossa gestão deixou de ser uma prioridade no discurso para ser na prática. É no dia a dia do trabalho que fazemos importantes investimentos nesta área que é fundamental para a João Pessoa que queremos ter no futuro. E o estímulo à leitura, à alfabetização na hora certa é muito importante para que tenhamos novas gerações com mais oportunidades. Adquirimos no final do ano passado 81 mil livros literários e paradidáticos e agora lançamos este projeto para estimular nas nossas crianças o gosto pela leitura desde cedo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Com um investimento de R$ 2,4 milhões na aquisição dos livros, a PMJP contemplou as 97 escolas da rede, além dos 85 Centros de Referência de Educação Infantil (Crei), com livros adequados a cada faixa etária das crianças. Ao todo, foram mais de 750 títulos diferentes e atualizados, que vieram a se somar aos demais que já estavam nas bibliotecas das unidades de ensino. Durante o lançamento do projeto, Mary e Eliardo França palestraram para os professores sobre suas experiências com a literatura infantil.

Geração Alfabetizada – O objetivo do projeto é sensibilizar os alunos acerca da importância do estudo da literatura infantil, utilizando métodos e técnicas que envolvam a leitura e a escrita de maneira lúdica, bem como o fortalecimento do processo de letramento no ciclo de alfabetização. O projeto também busca despertar o gosto pela leitura, promover momentos de interação entre os alunos através das histórias contadas, realizar leituras visuais através de gravuras, além de oferecer subsídios para que ao término do ciclo de alfabetização, o aluno possa ler, escrever e interpretar textos, estimular a oralidade e a escrita.

O projeto visa trabalhar de forma integrada todas as disciplinas e demais áreas do conhecimento de maneira contextualizada, sendo o ato de ler e escrever o foco das atividades principais. Ele será acompanhado durante todo o ano letivo e a meta, ao final, é conseguir que os alunos, através do incentivo à leitura bem como a criação do hábito de ouvir as histórias, saibam recontá-las e interpretá-las com coerência, garantindo que ao término do ciclo de alfabetização tenham desenvolvido as habilidades da leitura e da escrita.

 

Deixe um comentário