Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo vistoria Escola Bilíngue e anuncia entrega para segunda-feira

A capital paraibana já tem data para receber a sua primeira escola bilíngue da rede pública, com aulas ministradas em inglês e português. Durante vistoria realizada nesta sexta-feira (26), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou que a escola será inaugurada já na próxima segunda-feira (29). A unidade, construída no Alto do Mateus, será a primeira do Nordeste implantada em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos.

Com funcionamento em tempo integral, a Escola Bilíngue Dom José Maria Pires vai oferecer disciplinas como matemática, geografia e história em dois idiomas. Durante três dias por semana, serão estimuladas várias habilidades dos estudantes, como escuta, leitura e escrita em inglês. “Estamos dando um passo decisivo para a história da educação em João Pessoa. A primeira escola bilíngue da rede pública chega para formar nossos estudantes em sintonia com o mundo globalizado, abrindo novas oportunidades de formação e de inserção no mercado de trabalho”, explicou o prefeito.

A escola bilíngue vai assumir uma dinâmica diferente, já que os alunos terão uma sala específica para cada disciplina, sempre com conteúdo voltado para o ensino da língua inglesa. “Inicialmente, foram abertas as matrículas para estudantes do 6º ano do ensino fundamental, que irão abrir caminhos para que a escola chegue, até o 9º ano, com estudantes com proficiência plena em inglês”, explicou a secretária de educação, Edilma Freire.

A unidade também vai adotar novos materiais pedagógicos, fazendo uso de vídeos, jogos, atividades de campo e pesquisas em língua inglesa. “Os professores da escola passaram por uma seleção interna na própria rede municipal. Aqueles que obtiveram melhor desempenho receberam uma nova etapa de capacitação, além de todo suporte pedagógico do Centro de Línguas para o início das aulas”, explicou Jonathan Vieira, diretor do Celest.

Outros resultados – Além da primeira Escola Bilíngue da rede pública em João Pessoa, o bairro do Alto do Mateus recebeu unidades de ensino em novo padrão, com funcionamento em tempo integral, além do “Ação Social pela Música”, um programa inovador que reúne o ensino de música clássica com o melhor desempenho escolar. O programa, reconhecido pela Unesco, já funciona em cinco polos da capital paraibana.

Deixe um comentário