Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Opinião: O resgate do passado que aponta para o futuro de João Pessoa

De maneira firme, mas suave, sem estridência, as transformações que a Prefeitura de João Pessoa vem promovendo no Centro Histórico da Capital nos últimos cinco anos se consolidam e conquistam o reconhecimento da população. Até mesmo os adversários do prefeito Luciano Cartaxo já admitem que nenhum outro gestor realizou obras tão significativas quanto as que foram concluídas ou estão em andamento na região onde nasceu a cidade. E mais um passo significativo foi dado nesta quinta-feira com o início das obras que vão reconfigurar completamente o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a famosa Bica, espaço dos mais populares entre as famílias pessoenses, que completa 95 anos neste mês.

Quem nunca levou crianças para ver aves, répteis, felinos e a elefanta Lady, para contemplar a natureza naquele lugar? Interessado em dar à Bica um upgrade semelhante ao que recebeu o centenário Parque da Lagoa, Cartaxo acelera o passo numa área que merece toda atenção do poder público. Resgatou patrimônios que são caros à história de João Pessoa. Revitalizou a Praça da Independência, as praças 1817, João Pessoa e da Pedra, a Casa da Pólvora e o Hotel Globo, fez ressurgia o Centro Cultural Pavilhão do Chá. Nos próximos meses, conclui a construção da Villa Sanhauá, transformando em residências os velhos casarões da Rua João Suassuna, e reabre o antigo Conventinho, que irá abrigar a Biblioteca Municipal. Também entregará uma nova conexão da Orla ao Centro, com a finalização da ciclovia da Beira Rio.

A infraestrutura vem acompanhada de um programa permanente de ocupação cultural, com o lançamento de programas como o AnimaCentro. No último final de semana, milhares de pessoas acompanharam o encerramento do 5º Festival Internacional de Música Clássica. São mudanças que têm tudo para causar forte impacto na economia da Capital e, como não poderia deixar de ser, também na política da Paraíba. A orquestra vem mostrando que está afinada e preparada para o cada vez mais próximo ano de 2018.

Passado que aponta o futuro
“Na gestão pública, seja em uma cidade ou no estado, os resultados precisam fazer parte da vida das pessoas. João Pessoa hoje desponta como a Capital com a maior qualidade de vida do Nordeste, com espaços onde se pode viver e reconhecer a cidade. No Centro Histórico, essa transformação resgata o passado com um olhar inovador, que induz novos investimentos e ajuda a fazer uma transformação presente”.

Deixe um comentário