Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Pessoa está oficialmente no mapa da Rede das Cidades Criativas da Unesco

João Pessoa tem mais um motivo para se orgulhar. Ela já se encontra no mapa oficial da Unesco. A capital foi incluída recentemente na Rede das Cidades Criativas da Unesco (UCCN), em 31 de outubro deste ano, devido ao trabalho desenvolvido nas áreas de  artesanato e artes populares pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do programa João Pessoa Artesã (JPA) em parceria com o Sebrae. O link para ter acesso ao mapa é https://fr.unesco.org/creative-cities//node/989.

De acordo com a primeira dama de João Pessoa e coordenadora do JPA, Maísa Cartaxo, o reconhecimento internacional é fruto de um incansável trabalho onde o foco é o desenvolvimento humano através da economia criativa. “Estamos muito felizes com esse marco histórico para o Artesanato e Arte Popular de nossa Capital. Hoje, João Pessoa é vitrine internacional com destaque para as Sereias da Penha. Nosso objetivo é potencializar as habilidades e capacidades humanas através do artesanato e essa meta foi alcançada, mas queremos mais. Já estamos trabalhando na elaboração de um calendário com várias atividades com foco na economia criativa para que nossa cidade se firme no mapa da Unesco”, destacou.

Processo – Para tornar possível este reconhecimento, foi encaminhado um dossiê elaborado por iniciativa da PMJP com o Sebrae, no qual, dentre outros documentos, uma carta onde o prefeito  Luciano Cartaxo dá anuência e se compromete a apoiar pelos próximos anos as atividades do segmento do artesanato e cultura popular na cidade. Além disso, o documento conta

também com uma carta da Associação de Artesãs Sereias da Penha, uma carta do Sebrae enquanto instituição não governamental chancelando o dossiê, bem como uma carta do Itamaraty.

Mapa Mundial – Apenas 180 cidades em todo o mundo compõem a Rede Mundial de Cidades Criativas divididas em sete categorias: design, artes midiáticas, gastronomia, cinema, literatura, música e artesanato e arte popular. Já no Brasil, apenas oito cidades estão na lista: Belém (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Florianópolis (Gastronomia), Curitiba (Design), Brasília (Desing), Salvador (música), Santos (Cinema) e João Pessoa, única cidade na categoria Artesanato e Arte Popular.

A Unesco é responsável pela coordenação da cooperação internacional em educação, ciência, cultura e comunicação. Fortalece os laços entre nações e sociedades e mobiliza o público em geral para que cada criança e cidadão tenha acesso a uma educação de qualidade, direito humano básico e pré-requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável, além de  propiciar o crescimento e vivência em um ambiente cultural rico em diversidade e diálogo, onde o patrimônio serve de ponte entre gerações e povos, onde todos possam desfrutar de plena liberdade de expressão, que é a base da democracia, do desenvolvimento e da dignidade humana.

História – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura foi fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações. A sede da Unesco fica em Paris, na França.

Deixe um comentário