Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PMJP beneficia 432 famílias com moradias e gestão passa de 6 mil casas entregues

Com mais de meio bilhão de reais em recursos investidos, o maior programa habitacional da história de João Pessoa acaba de chegar à marca de 6 mil unidades entregues à população, beneficiando a mais de 24 mil pessoas com o sonho da casa própria. Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Luciano Cartaxo entregou as chaves dos 432 apartamentos do Residencial Colinas de Gramame, no Colinas do Sul, transformando em realidade para quase 1.800 pessoas o direito ao lar, à cidadania e a perspectivas de um futuro melhor, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Um dos mais completos residenciais construídos pela iniciativa pública em todo o Nordeste, o Residencial Colinas de Gramame foi preparado para receber 13 famílias de bebês com microcefalia, com algum tipo de deficiência, 11 pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social ou de rua, cadeirantes e idosos. Ao todo, 100 apartamentos foram destinados a este público, além de mães e chefes de família inscritos no Programa Habitacional da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), coordenado pela secretária Socorro Gadelha. No residencial, além de todos os espaços adaptados, destaca-se a qualidade dos apartamentos e dos espaços de uso comum, pois os moradores contarão com playground, quadra de esportes e salão de festas e convivência.

“Estamos muito felizes porque João Pessoa chega na nossa gestão à marca de 6 mil unidades habitacionais entregues. Este é o maior programa habitacional da história desta cidade desde 2013, não só pelo número expressivo de casas entregues, mas pela qualidade que estamos ofertando, gerando uma vida melhor para o povo. Eu sei da importância do lar para as famílias e ofertamos isso verdadeiramente. Não é só o apartamento em si, mas com quadras, áreas de caminhadas, de convivência, playground, um espaço para as crianças brincarem. É muita qualidade para transformar a vida das pessoas”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Uma das novas moradoras do Residencial é Maria do Socorro Alves de Sousa. Mãe de Marlon, um garoto de oito anos, que tem microcefalia e paralisia cerebral, ela agradeceu ao prefeito Luciano Cartaxo pela oportunidade de finalmente ter sua casa própria. “Desde que Marlon nasceu que eu não trabalho e vivo integralmente em função dele. Seus tratamentos são muito caros e era com muito sacrifício que a gente pagava aluguel de uma casa no Funcionários II. Mas agora eu tenho minha casa, toda adaptada para que eu possa criar meu filho”, afirmou.

Cuidado com o povo – Quando iniciou a execução do maior programa habitacional da cidade em 2013, Luciano Cartaxo se comprometeu a acabar com as áreas de risco e dar um lar digno para estas pessoas que viviam em condições insalubres, sob o risco de desabamentos e deslizamentos de barreiras. Desde então, 3.295 famílias já mudaram de vida ao ganhar um novo lar em um dos residenciais já entregues e, nesta segunda-feira, mais 48 famílias que moravam na área de risco da comunidade Ricardo Brindeiro, no Colinas do Sul, também receberam as chaves de seus apartamentos.

A PMJP está ainda com obras avançadas de dois residenciais que vão tirar mais famílias de áreas que historicamente ocupavam as manchetes dos noticiários em virtude dos riscos e problemas ocasionados nos períodos de chuva. O Residencial Novo São José e Saturnino de Brito oferecerão lar em segurança para mais 736 famílias. “Aceitamos o desafio e já mudamos a realidade de muitas pessoas, como no Timbó, Rua do Arame, Saturnino de Brito. O mais importante de nosso trabalho é o significado disso, o cuidado com as pessoas que mais precisam, a dedicação para oferecermos uma vida melhor para todos”, disse Luciano Cartaxo.

A solenidade de entrega do Residencial contou com a presença do vice-prefeito Manoel Junior, do superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Marcus Vinícius; do senador da República, Cássio Cunha Lima; Marcondes Gadelha, do presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, do presidente municipal do PSD, Lucélio Cartaxo; do secretário adjunto da Habitação, André Coelho, demais auxiliares do governo municipal e vereadores. “A casa própria é o sonho de toda família e fico muito feliz de estar contribuindo, junto com a bancada federal, para que a Prefeitura de João Pessoa possa realizar esse sonho. E continuaremos trabalhando para ajudar João Pessoa não só na habitação, mas em todas as outras áreas”, afirmou o senado Cássio Cunha Lima.

Deixe um comentário