Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Gestão Luciano recebe nos EUA título pela qualidade do centro de línguas de João Pessoa

Representando o prefeito Luciano Cartaxo, o diretor do Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessa (Celest), Jonathan Vieira, está na cidade de Princeton, nos Estados Unidos, onde recebeu nesta terça-feira (24) o reconhecimento pela qualidade do trabalho realizado na escola de línguas do município. O reconhecimento é da Educational Testing Service (Serviço de Testes Educacionais, ETS), instituição fundada em 1947, respeitada internacionalmente pelo trabalho especializado de avaliação da proficiência em línguas no mundo e responsável por realizar o Toefl.

O Celest é uma das mais bem sucedidas experiências de ensino de línguas estrangeiras já executadas em João Pessoa. Beneficia cerca de duas mil pessoas com cursos gratuitos de inglês, francês, espanhol, alemão e libras. Jonathan Vieira receberá em nome de Luciano Cartaxo o título das mãos da diretora mundial dos testes Toefl, Amy Callini, e também participou, a convite da direção da ETS, de uma série de reuniões com profissionais de pesquisa e desenvolvimento da instituição. O objetivo dos encontros de trabalho foi a troca de experiências úteis para o ensino de idiomas nas escolas da prefeitura.

A administração municipal vem mantendo uma série de parcerias com instituições estrangeiras com o objetivo de assegurar o desenvolvimento de João Pessoa. Com o consulado dos Estados Unidos, por exemplo, está concluindo a construção da primeira escola bilingue do município, que começa a funcionar em um padrão elevado de qualidade a partir do próximo ano. O Celest oferece 2,5 mil vagas prioritariamente para alunos das escolas públicas, agentes de turismo e servidores da prefeitura. Parte das vagas se destina ao público em geral. A própria ETS foi parceira do município ao conceder 50 bolsas para que alunos do Celest realizassem o Toefl, obtendo uma certificação internacional importante para seus currículos e carreiras profissionais.

Luciano Cartaxo avalia que o reconhecimento de uma instituição respeitada internacionalmente se deve ao modelo de gestão por resultados implantado no município e que coloca a educação como prioridade no trabalho da prefeitura. “O Celest é parte de uma política mais ampla de parcerias para garantir o aprendizado de idiomas, principalmente o inglês, na rede municipal de ensino. Capacitamos professores com apoio do consulado e montamos um modelo avançado de funcionamento da escola bilingue”, ressalta Luciano. “A verdadeira transformação na vida das pessoas acontece com educação de qualidade. Montamos a maior rede de creches da Paraíba, investimos em escolas de qualidade, em tempo integral, e estamos dando um salto ao expandir a oferta de cursos de línguas”, comemora.

Deixe um comentário