Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Na abertura dos trabalhos na Câmara, Panta faz balanço da gestão e anuncia medidas

A Câmara Municipal de Santa Rita deu início às atividades parlamentares do segundo semestre de 2017 nesta terça-feira (01), em sessão ordinária que contou com a presença dos 19 vereadores a casa e do prefeito do município Dr. Emerson Panta, além do gestor do município vizinho de Cruz do Espirito Santo, Pedrito.

Em pronunciamento, Dr. Emerson ressaltou a parceria que pretende estabelecer entre o Executivo municipal e o Legislativo para o desenvolvimento de ações voltadas para a educação, qualidade de vida, saúde e bem-estar dos cidadãos.

Como novidade, o gestor anunciou um projeto de infraestrutura inteligente, que está em fase final de elaboração e contemplará toda Santa Rita. O projeto abrange serviços de calçamento, pavimentação, implantação de sistemas de abastecimento de água, entre outros, e está sendo planejado com uma projeção de Santa Rita em vinte anos.

O prefeito aproveitou também para fazer um balanço dos trabalhos executados em parceria com a casa legislativa nesses sete primeiros meses de gestão. No caso da limpeza urbana, Dr. Emerson lembrou a normalidade da coleta após a implantação do calendário e do recolhimento das toneladas de lixo das ruas da cidade por conta da interrupção da coleta no ano passado, que transformou a cidade na época num verdadeiro lixão a céu aberto.

O gestor acrescentou outras ações em execução, como a limpeza e aprofundamento do Rio Preto, a iluminação das ruas, a poda de árvores, como também a revitalização do mercado público e a implantação da Defesa Civil, que está nas ruas dando o suporte adequado para a população que precisa de algum apoio nesse período de muita chuva.

Na saúde, medidas foram tomadas para fortalecer e ampliar os atendimentos, que eram precários no município. Em parceria com o SESC, as unidades móveis do OdontoSesc e Saúde da Mulher realizaram mais de 1.800 exames citopatológicos, preventivo ao câncer do colo de útero, e 1.458 mamografias, exame que previne o câncer de mama., e também ofereceram atendimento odontológico. Também foram reabertas unidades de saúde, reativado o SAMU e inaugurada a policlínica municipal, além de serviços que foram retomados, como a distribuição de medicamentos e a realização de campanhas de vacinação.

Dr. Emerson Panta destacou ainda ações no âmbito da educação, a exemplo de quase dobrar o número de alunos matriculados na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2017. Ele explicou que a Prefeitura está garantindo benefícios como o transporte escolar, merenda, kit escolar e fardamento, que há muito tempo não se tinha em Santa Rita. Outro benefício importante é a implantação do sistema de segurança nas escolas, que pela primeira vez contarão com monitoramento eletrônico e equipes de patrulhas.

No pronunciamento, Panta destacou ainda que desde janeiro a prefeitura vem pagando os seus servidores em dia e que a administração atual conseguiu quitar os salários deixados em atraso pela gestão anterior dos efetivos da educação e dos aposentados e pensionistas. Quatro folhas, referentes aos meses de outubro, novembro, dezembro e décimo terceiro, foram pagas e cerca de R$ 20 milhões injetados na economia do município, principalmente no setor comercial.

Emerson Panta acrescentou que mais um pagamento referente a atrasados de 2016 será feito nesse mês de agosto. “É importante ressaltar que todos os salários deixados em atraso serão pagos, pois é um compromisso da administração atual sanar as dívidas da gestão anterior. A Prefeitura Municipal de Santa Rita tem o objetivo de dispor de instrumentos de gestão que auxiliem no conhecimento das demandas da cidade. Portanto, é importante que haja união com o legislativo em prol de um equilíbrio entre as dimensões econômica, ambiental e social”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário