Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura lança Aplicativo Elas, que vai ajudar mulheres em situação de risco

Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM), lança nesta terça-feira (23) o Aplicativo Elas. A ferramenta é mais uma a auxiliar, de forma preventiva, mulheres em situação de risco. O lançamento acontece às 10h, na sede da SEPPM, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

O aplicativo é gratuito e está disponível, neste primeiro momento, para celulares com sistema Android. Para baixar a ferramenta é preciso ter internet ou dados móveis no celular, acessar a Playstore do Sistema Android. Depois de instalado não é necessário usar conexão, pois o Elas funciona via SMS.

De acordo com Adriana Urquiza, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, a ferramenta vai auxiliar no enfrentamento à violência contra a mulher. “É uma forma de mulheres que estejam em risco pedirem ajuda a parentes e amigos. O mais importante é que as pessoas que ela cadastrar na ferramenta sejam de confiança e tenham conhecimento da situação pela qual ela passa. Assim fica mais rápido prestar socorro e evitar que o pior ocorra”, afirmou.

A ferramenta e suas funcionalidades serão apresentadas nesta terça-feira e já estarão disponíveis para serem baixadas e utilizadas. O aplicativo Elas é de fácil manuseio e qualquer mulher que se encontre em situação de risco eminente de violência poderá acionar o botão do aplicativo que, automaticamente, enviará SMS aos números de pessoas cadastradas pela usuária para pedir ajuda. O limite máximo do cadastro é de cinco pessoas.

Para enviar mensagens pelo aplicativo não é preciso estar conectado a Internet ou ao 3G/4G do celular, pois as mensagens são enviadas via SMS. Mas é preciso que o celular de quem envia tenha crédito ou bônus de mensagens da operadora. As pessoas que recebem as mensagens são informadas também da localização de quem enviou, facilitando a identificação do local aonde a pessoa que pede ajuda se encontra. Toda tecnologia do aplicativo foi desenvolvida por David Guedes, diretor do Departamento de Produção e Gestão da Informação (DPGI), da Secretaria Executiva da Transparência Pública da PMJP.

Deixe um comentário