Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

TRE retoma hoje julgamento que pode cassar Ricardo Coutinho

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba retoma nesta segunda-feira (24) o julgamento da ação que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (PSB-PB) por abuso de poder político e econômico nas eleições 2014.

O julgamento foi interrompido na sessão do dia 17 pelo pedido de vista da juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, quando já havia um voto pela cassação e um pela improcedência. A ação foi movida pela coligação que teve como candidato a governador, o senador tucano Cássio Cunha Lima.

O Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer contundente pela cassação do mandato do governador e inelegibilidade por oito anos, cassação do mandato da vice-governadora Lígia Feliciano, e inelegibilidade por oito anos do ex-presidente do Instituto de Previdência do Estado (PBPrev), Ramalho Leite.

O MP entendeu que houve conduta abusiva com fins eleitoreiros no pagamento de precatórios a aposentados e pensionistas às vésperas da eleição.

O procurador regional eleitoral, Marcos Alexandre Bezerra Wanderley, demonstrou de forma didática a conduta abusiva usando como base os números fornecidos pelo próprio instituto de previdência e pelo Tribunal de Contas do Estado.

Segundo ele, em apenas dois dias que antecederam as eleições foram concedidos mais benefícios a aposentados e pensionistas que a soma do que foi liberado em três anos de gestão do governador.

Deixe um comentário