Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo entrega 200 certificados do curso de informática básica das Estações Digitais

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na noite desta quinta-feira (20), 200 certificados de conclusão de curso de Informática Básica, ministrados nas Estações Digitais, coordenadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Durante o evento, realizado no Centro Cultural de Mangabeira, o prefeito destacou a importância da inclusão digital e social para ampliar as chances no mercado de trabalho e garantir uma mão de obra mais qualificada.

“É muito importante a iniciativa do secretário Durval Ferreira de mobilizar a Secretaria de Ciência e Tecnologia e chegar aos bairros, nas comunidades através de uma estação digital móvel. Estamos levando oportunidades para estas pessoas conhecerem o mundo digital, se qualificarem, entrarem no mercado de trabalho. A Prefeitura vai continuar fazendo esse investimento para que a gente possa descentralizar as ações da secretaria como forma de democratizar o acesso e chegar deforma mais simples e objetiva a quem mais precisa”, disse Luciano.

Os cursos oferecidos pela Secitec são ministrados por instrutores capacitados pela própria Secretaria e abordam princípios do Word, Excel, Power Point e Windows. O secretário de Ciência e Tecnologia, Durval Ferreira, destacou que o conhecimento em informática básica é hoje uma das primeiras exigências no mercado de trabalho e garantiu a oferta de novas vagas para mais pessoas.

“A Prefeitura de João Pessoa, através da Secitec, tem como meta manter este tipo de iniciativa para que, cada vez mais, a população tenha acesso à formação e capacitação e, assim, através da educação, mudar a realidade de suas famílias. Pensando nisso, gostaria de anunciar que em breve abriremos novas turmas com outros cursos que possam interessar a todos. Serão cursos pensados para vocês, para os bairros e para os que mais precisam. Acredito que o acesso ao conhecimento pode derrubar as barreiras do desemprego”, afirmou Durval.

Estrutura – As Estações Digitais são espaços com computadores conectados à internet banda larga. Cada unidade dispõe de 11 computadores, uma impressora, scanner, data show, webcam e fones de ouvido para deficientes visuais. Todos esses equipamentos têm como objetivo facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ou seja, compor um ambiente público que propicie o aprendizado das pessoas em relação, tanto ao manuseio dos microcomputadores, quanto aos benefícios do acesso à internet.

CRC – Outro projeto é o Centro de Recondicionamento de Computadores de João Pessoa (CRC/JP), Programa de Inclusão Digital desenvolvido pela Secitec, que tem como objetivo promover a inclusão social de jovens através de cursos e oficinas com foco no recondicionamento e manutenção de equipamentos de informática, e na conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos.

Deixe um comentário