Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

RC diz que PB será estado com melhor distribuição das águas do São Francisco

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) comentou neste domingo (05) durante visita ao parque linear Parahyba a respeito da visita às obras da transposição do Rio São Francisco e destacou que apesar de a Paraíba ter mais obras complementares que da Transposição propriamente dita, será o estado com a melhor distribuição das águas.

Ricardo comentou que a gestão fez ‘tudo o que é possível fazer do ponto de vista do estado, seja por intercâmbio de tecnologia, ou integração das obras que o estado toca’. Ele destacou a ‘quantidade enorme’ de adutoras entregues que chegam a 1127 km em seis anos.

“Se me perguntassem há seis anos se eu poderia fazer isso, eu duvidaria”, afirmou o governador. Ricardo disse ainda que a obra da transposição é magnifica e que “talvez não tenhamos nem noção do que significa esta obra”, lembrando que tem pouca coisa da obra propriamente dita dentro do estado. Ricardo citou o Rio Piranhas e o Paraíba que é por onde as águas do São Francisco vão chegar inicialmente no Estado. “Quando chegar a terceira entrada no Piancó, vai ser pelo rio Piancó (o caminho das águas). Quase não tem obra da Transposição no Estado”, ressaltou.

Das obras complementares, o gestor destacou o canal Acauã-Araçagi, que vai pegar água da barragem de Acauã e também do São Francisco e levá-la para o Litoral Norte e Brejo através da barragem de Araçagi. “O Estado da Paraíba tem tudo, a água entrando em Piancó e começando o sistema adutor da Borborema que vai levar água do São Francisco até Picuí e Seridó, vamos ter a oportunidade de ser o estado com a melhor distribuição das águas. Não é só beber a água e matar a sede, mas desenvolver economicamente o Estado”, disse.

Ricardo também confirmou presença na próxima quinta-feira (08), na chegada das águas à Paraíba ao lado de Michel Temer (PMDB). “Enquanto governador do Estado tenho responsabilidade de receber o presidente”, comentou.

Fonte: Paraíba.com

Deixe um comentário