Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Mesa Diretora da CMJP encaminha mensagens direto para gabinetes dos vereadores

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) inovou mais uma vez nesta Legislatura e determinou que toda mensagem encaminhada pelo Executivo seja entregue imediatamente nos gabinetes dos 27 vereadores. Com a medida, a Casa ganha em transparência e eficiência, já que todos os parlamentares, independente de bancada, votam os projetos conhecendo profundamente seus conteúdos.

Para o presidente da Casa Napoleão Laureano, vereador Marcos Vinícius (PSDB), a ideia é priorizar “o bom debate” e acabar com os pedidos de vista em plenário, permitindo que o processo Legislativo transcorra com maior velocidade. Pondo um fim no voto às cegas. “Todos os parlamentares têm contato com as matérias na mesma hora e isso favorece o debate democrático na hora de votar uma mensagem”. E completou: “Fizemos ainda um acordo com o colegiado de líderes para que não ocorram pedidos de vista em plenário, já que todos terão tempo suficiente para conhecer os projetos que chegarem a Casa”, disse o presidente.

Atualmente, todas as mensagens encaminhadas pelo Executivo já foram entregues nos gabinetes dos vereadores, que, ao lado de sua equipe técnica, podem analisar sem correria de que se trata cada matéria. Considerando também que outro compromisso da Mesa é manter a pauta sempre em dia, evitando os esforços concentrados, quando centenas de projetos eram votados no final do semestre, a Casa Napoleão Laureano deverá viver o período mais produtivo de sua História.

Mesmo reconhecendo que devido a ampla maioria numérica é possível que o chefe do Executivo encaminhe uma ou outra matéria em regime de urgência e que a liderança busque votar com maior rapidez, Marcos destacou o avanço com o acordo entre as bancadas, o que demonstra, para o presidente, “o momento de maturidade política da Casa”.

Deixe um comentário