Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Em dois meses, Panta destaca reabetura de PSF’s e anuncia inauguração de Policlínica

Os serviços públicos em Santa Rita, após dois meses da nova gestão municipal, estão se restabelecendo no município. A população agora volta a acompanhar a reorganização da saúde, da educação e de outros setores de competência municipal.

Num cenário bem diferente dos primeiros dias de janeiro, vários serviços estão sendo reativados. Na área de saúde, uma das iniciativas importantes é a reabertura de PSFs, como a UBS Celeste Ribeiro, em Várzea Nova, mais uma que voltou recentemente a atender os usuários depois de dois anos de portas fechadas.

A Secretaria de Saúde vem cumprindo um cronograma semanal de reabertura de unidades. Ainda esta semana, dia 24 de fevereiro, será a vez da UBS Maria de Lourdes Alves de Assis, que voltará a atender centenas de famílias em Tibiri Fábrica.

De acordo com a prefeitura, em menos de dois meses, 25 unidades de atenção básica estão novamente atendendo ao público. A meta é continuar a reabertura, alcançando um número superior a 40 unidades de localidades da zona urbana e rural.

Ao longo desse tempo, a prefeitura também conseguiu reativar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a distribuição de medicamentos. Além disso, estabeleceu uma parceria pioneira com o Sesc, que trouxe até Santa Rita duas unidades móveis, que ficarão instaladas na praça Getúlio Vargas até o começo de maio oferecendo atendimentos odontológicos e de saúde da mulher, zerando no município a fila da mamografia e de exames citológicos, importantes na prevenção do câncer.

Mas a grande novidade anunciada recentemente é a inauguração da Policlínica José Lins de Albuquerque (Zé de Ule), prevista para 10 de março. A unidade vai oferecer atendimento em diversas especialidades (pediatria, psiquiatria, oftalmologia, geriatria, reumatologia, cardiologia, cirurgia geral e ambulatorial, odontologia, fisioterapia), além de exames clínicos. Até junho, a prefeitura pretende também instalar um Centro de Hemodiálise no município.

Na educação, um esforço concentrado está convocando pais e responsáveis para a matrícula dos alunos no ano letivo 2017. O déficit no número de matrículas registrado ao longo dos últimos dez anos é o maior desafio da Secretaria de Educação. Para se ter uma ideia, em 2017 eram mais de 22 mil estudantes matriculados na rede municipal. Em 2015, somente cerca de 13 mil frequentaram a sala de aula.

Para atrair esses alunos de volta aos bancos escolares, a prefeitura já garantiu a distribuição de um kit escolar, fardamento, merenda e transporte na zona rural. Além disso, através do programa Santa Rita na Escola, a secretaria tem percorrido diversas localidades com uma tenda itinerante a fim de conscientizar a população sobre a importância da matrícula escolar. Espera-se diminuir gradativamente a tão preocupante evasão escolar no município.

A situação do funcionalismo também está alcançando a normalidade. Apesar de herdar a folha de pagamento em atraso (meses de outubro, novembro, dezembro e décimo terceiro), a prefeitura já conseguiu realizar o pagamento de janeiro dentro do mês trabalhando, e o de fevereiro, que vai ser pago de forma antecipada, já acontece no próximo dia 24. Algumas categorias, como a dos agentes comunitários de saúde, receberam os pagamentos em atraso já nesta segunda-feira (20) e a prefeitura está se organizando para garantir o mais breve possível o pagamento dos demais servidores deixados com salários em atraso no ano anterior.

Os serviços de limpeza pública, que também estavam totalmente suspensos em todo o município, foram completamente regularizados e a população já conta com um cronograma de coleta. Agora, quem andar pelas localidades em Santa Rita, sejam urbanas ou rurais, não mais vai se deparar com acúmulo de entulhos e de lixo, que chegou a ser durante alguns meses um caso de saúde pública.

Deixe um comentário