Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeito participa do Encontro Município Transparente promovido pela CGU

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participa nesta segunda-feira (6), das 14h às 17h, do ‘Encontro Município Transparente’ promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

O evento é regionalizado e também acontecerá nos 26 estados do País. Na Paraíba, o Encontro será realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, localizado na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa.

O objetivo do evento é orientar os gestores sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais. Na oportunidade, O encontro também reunirá os 223 prefeitos do Estado para esclarecer ações de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O secretário de Transparência Pública (Setransp), Ubiratan Pereira, destaca a importância do evento e lembra que João Pessoa continua liderando o Ranking Nacional da Transparência.

“Essa é uma das prioridades do governo do prefeito Luciano Cartaxo. Estamos alinhados com as orientações e determinações dos órgãos fiscalizadores, tanto que continuamos muito bem avaliados, seguindo como referência nacional e liderando o ranking de transparência pública na Paraíba”, frisou.

O secretário ainda avaliou a importância do Encontro. “Esse evento será de grande importância para todos os gestores, bem como, respectivamente, para suas equipes técnicas pois a improbidade administrativa muitas vezes também acontece por falta de conhecimento e informação, portanto, além da CGU fiscalizar e combater a corrupção, tem o papel de orientar os prefeitos no sentido de como atuar através de boas práticas de gestão pública e de forma transparente”, avaliou.

A programação irá incluir temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.

Será apresentado também o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do País.

Deixe um comentário