Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Vereador insinua motivação política em tranferência de agência da Caixa para Shopping

Caixa Econômica Federal estaria para transferir sua agência do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus da Capital, para o Shopping Tambiá, no Centro da cidade. A informação é do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), que abordou o assunto em tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (6), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Fala-se em crise e aquela agência não paga um centavo para usar o espaço nas dependências do IFPB, já com o aluguel da nova instalação, a Caixa passará a ter uma despesa de R$ 55 mil mensais. Isso nos preocupa e nos atinge diretamente, porque essa transferência deveria ser para o Valentina, pois não haveria despesa alguma para a instituição bancária se instalar naquele bairro. Por si só ela se pagaria, e melhor: auferiria grandes lucros”, afirmou Marmuthe, assegurando que a denúncia chegou ao seu gabinete e que deseja apurar os fatos.

O parlamentar mencionou que a menos de 200 metros do IFPB, em João Pessoa, há uma outra agência da Caixa, o que justificaria a retirada da unidade das dependências do centro de ensino. No entanto, o vereador lembrou que é autor de vários requerimentos que foram aprovados na CMJP a fim de articular a instalação de uma agência bancária, inclusive da própria Caixa, para o bairro Valentina de Figueiredo. Em seu pronunciamento, o vereador destacou que o Valentina necessitaria mais da unidade bancária que um shopping que já abriga um posto de atendimento da Caixa e é rodeado por diversas agências.

“Desde meus primeiros requerimentos nesta Casa, pedimos uma unidade bancária para o Valentina. Já aprovamos requerimentos, provocamos audiência com a Caixa, conseguimos justificar em documentos que o Valentina é o bairro que mais cresce na cidade e que necessita de uma agência bancária. Quando eu consegui a aprovação da agência em 2013, depois escolhido o local de instalação, e definido o investidor, veio a crise econômica e represaram nosso projeto. Mesmo assim, fui três vezes à Brasília pra me reunir com o presidente Nacional da Caixa para convencê-lo da liberação da agência, mas sem sucesso, e agora sou pego de surpreso com uma possível manobra absurda desta”, afirmou Marmuthe.

Segundo o parlamentar, o Tambiá Shopping teria sido escolhido para sediar a nova agência devido à articulação de Guilherme Antônio Correa Cunha, efetivo da Caixa, recém nomeado Gerente Nacional de Habitação da entidade, por indicação do deputado estadual da Paraíba Aguinaldo Ribeiro (PP). De acordo com as denúncias que chegaram ao vereador, a nova agência vai receber o nome do finado sogro de Guilherme Antônio, Erlie Amorim, pai de Kainara Amorim Cunha, que seria sócia, herdeira ou acionista do centro comercial.

“Quero acreditar que o deputado Aguinaldo Ribeiro não tenha nada a ver com isso, pois o próprio foi um dos atores na nossa articulação para conseguir uma agência bancária para o Valentina. Favorecimento de parentes é algo condenável, além de questionável, principalmente quando se usa de algo público para beneficiar alguns, em detrimento dos prejuízos de um povo que clama por este equipamento. Se a agência tiver de ir pra algum lugar ela tem que ir é pro Valentina, porque além de preencher todos os requisitos necessários, é o único local na cidade que já possui uma agência da Caixa aprovada”, afirmou o vereador Marmuthe.

Ele acrescentou que, se as denúncias procederem, o caso estaria ferindo princípios constitucionais, como os da legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade, eficiência e economicidade. Por tanto vai levar o caso adiante, e vai apurar os fatos para que o povo do Valentina não continue no prejuízo, aproveitando para isso esta oportunidade. “Não vamos aceitar de braços cruzados esta possível articulação para transferência da Caixa para um local que já possui diversas opções, pois a população do nosso bairro é quem realmente precisa e aguarda por uma agência bancária há muitos anos”, finalizou o parlamentar.

Deixe um comentário