Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bastidores: Galdino deixará Presidência da AL antes do natal numa articulação para criar o TCM

Uma articulação engenhosa dos deputados visa criar no início de janeiro, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo informações reveladas ao blog do Anderson Soares, toda  articulação estaria sendo comandada pelo deputado Tiao Gomes (PSL). Fontes revelam que a estrategia é a seguinte.

O presidente da AL, Adriano Galdino (PSB) e João Henrique (DEM), vice-presidente, renunciariam aos cargos após o fechamento da folha de pessoal, previsto para o dia 18 de dezembro. Galdino assumirá o Governo do Estado por alguns dias. Em janeiro, o socialista deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado.

Tião Gomes, 2° vice-presidente da casa, assumiria o poder com a missão de discutir e aprovar o TCM. Antes do natal os deputados seriam convocados para debater duas Medidas Provisórias do interesse do governo, que já estão na CCJ e começariam as discussões sobre o tribunal.

Tião colocaria em votação a matéria de autoria de Adriano Galdino, em Janeiro. A data é estratégica, porque a oposição perde e a base do governo ganha mais dois aliados com as saídas de Zé Aldemir (PP) e Dinaldinho (PSDB) para as Prefeituras de Cazajeiras e Patos.

O interesse todo de Tião estaria na aposentadoria de deputado estadual. Assumindo o comando do Poder Legislativo, o parlamentar alega que teria condições de incorporar gratificação ao seu salário, de acordo com lei de autoria do próprio Tião e sancionado pelo governador.

Toda movimentação tem o endosso do governador Ricardo Coutinho, que tem interesse em acomodar aliados, a exemplo de Gilberto Carneiro e Livânia Farias, no corte de contas. A emenda que cria o TCM foi colocada no orçamento deste ano. Portanto, tem toda base legal para implantação.

Deixe um comentário