Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

“As bombas são bem vindas, mas a expertise devemos recusar”, diz Anísio sobre ajuda de Alckmin

O deputado estadual Anísio Maia (PT) comentou nesta terça-feira, 27, o empréstimo de bombas hidráulicas por parte do governo de São Paulo aos estados da Paraíba e Pernambuco para viabilizar a antecipação da chegada das águas da transposição do Rio São Francisco. “Toda ajuda é válida. As bombas são bem vindas, mas, a expertise devemos recusar”, afirmou.

O petista se refere às declarações dadas pelo governador paulistas na última segunda-feira, 26, nas quais afirmou que o estado de São Paulo ganhou expertise e tecnologia no enfrentamento aos efeitos da estiagem. “São Paulo não tem o histórico de seca que temos no Nordeste.

Ao contrário, está em uma região que chove muito. Ainda assim, o grupo do governador, há 20 no poder, quase levou a maior cidade da América Latina ao colapso no fornecimento de água. Imaginem o que fariam aqui no Nordeste. Por isto, esta expertise devemos recusar”, disparou Anísio.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) afirmou em parecer expedido em agosto de 2015 que a falta de água no estado foi resultado da inexistência de planejamento do governo paulista. O mesmo parecer registrou que a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos recebeu vários alertas sobre a necessidade de um plano de contingências para eventuais riscos de escassez hídrica, como a captação de água em outros mananciais regionais, para diminuir a dependência do Sistema Cantareira.

“O povo nordestino não é ingrato. As bombas hídricas são realmente bem vindas e, por isto, agradecemos. Porém, está claro que só investimentos reais tornam possível a convivência com a seca. Estamos com cinco anos de estiagem e não vimos saques, nem gente passando fome fugindo da região, como acontecia na época do PSDB. Os tucanos não têm muita expertise em cuidar do povo, só em cuidar dos ricos”, concluiu.

Deixe um comentário