Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Semob lança aplicativo para otimizar espera de passageiros por ônibus em JP

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João pessoa (Semob), realizou um café da manhã com a imprensa, nesta terça-feira (23), numa casa de recepções na capital, para o lançamento de um novo aplicativo de celular, o JampaBus, que vai permitir aos usuários de transportes coletivos da cidade, monitorar o tempo de espera nas paradas de ônibus.

Nesses quinzes dias, o sistema ainda está em  fase de teste, mas nas próximas semanas, já estará disponível a todos os usuários. O superintendente da Semob, Carlos Batinga, explicou que através do aplicativo, o passageiro terá condições de saber quanto tempo o ônibus que ele espera levará  para chegar à parada em que se encontra.
“Através de um chip instalado em todos os ônibus, o usuário terá condicões de localizar, em tempo real, o deslocamento do ônibus desejado. Através do celular, o passageiro vai saber quanto tempo o seu ônibus levará para chegar a sua parada de ônibus. O passageiro terá condicões de se programar para saber o momento exato em que o ônibus chegará não só na parada, mas em seu local de destino”, esclareceu Batinga.
Para o diretor-executivo do Sindicato dos Transportes Coletivos de João Pessoa (Sintur), Mário Tourinho, além de otimizar o tempo, a tecnologia vai reduzir a sensação de demora por parte dos usuários do transportes coletivos.
” Além de se programar para o tempo exato da passagem do ônibus, o aplicativo vai servir também para diminuir a sensação de demora. Porque, se por exmplo, o ônibus demorar 8 minutos, nós dizemos que levou mais de meia hora para chegar na parada. Com a tecnologia, vamos ter a constatação, real, de quanto tempo, de fato, o ônibus demorou. Vai acabar com a sensação de que o transporte levou uma hora para chegar na parada”, revelou Tourinho.

Deixe um comentário