Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Opinião: O estopim da crise

A medida Provisória que suspende o reajuste dos servidores e congela gratificações foi o epicentro da crise entre o governador Ricardo Coutinho e Ricardo Barbosa. Pressionado pelos servidores estaduais, Barbosa tentou intermediar uma solução para o impasse, solicitando do governador um prazo estipulado para pagar a data-base.

O deputado tentou falar com o governador várias vezes sobre o assunto, mas não obteve respostas. A conduta gerou insatisfação dos dois lados. O parlamentar esperava uma conversa com RC para discutir o tema e o governador esperava sensibilidade de Barbosa sobre a atuação situação financeira do Estado.

A partir daí, a relação começou a estremecer e a se distanciar. O estopim da crise ou o ápice da insatisfação foi a participação do deputado Ricardo Barbosa no ato de domingo (13), em favor do impeachment de Dilma.

A conduta foi interpretada como  insubordinação no jardim girassol, já que Ricardo, o Coutinho, é o maior defensor da presidente e de Lula. O governador não digeriu o gesto e cobrou posição, fidelidade e alinhamento político. A mensagem de RC gerou a  reação intempestiva e surpreendente do deputado.

Aliados, a exemplo do presidente da AL, Adriano Galdino, já estariam atuando nos bastidores para apagar o incêndio na relação, mas a julgar pelas mensagem do governador enviada ao blog, vai precisar de muitos bombeiros para apagar o fogo.

Deixe um comentário