Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Guia prepara manifestantes para confronto em ato pelo impeachment no domingo; veja o guia

Várias cidades do Brasil, entre elas João Pessoa e Campina Grande, serão palco de manifestações contra a presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (13). E o que tem chamado atenção dessa vez é uma série de regras que tem circulado nas redes sociais ‘ensinando’ os manifestantes a se comportarem durante o movimento.

Um verdadeiro guia foi montado com estratégias que preparam os participantes do manifesto para um possível confronto durante o evento.

Ao todo, a lista contém 19 recomendações, entre elas algumas que podem trazer perigo aos próprios manifestantes, como a de número 4, que sugere que “se surgir qualquer foco de violência ou vandalismo contra o patrimônio público todos deverão sentar-se até que os policiais que farão a escolta, fardados ou à paisana, capturem o meliante.”

Caso realmente seja cumprida, a recomendação pode ocasionar maiores problemas, como a pessoa que esteja sentada seja pisoteada. Por outro lado, outras recomendações sugerem que os manifestantes levem familiares ao protesto e que, em caso de alguém passar mal, que seja acionada a organização do evento.

Apesar de circular nas redes sociais, o coordenador-geral do Movimento Brasil Livre Paraíba, João Carlos Rufino, afirma desconhecer tais recomendações, mas afirma que, em todo o caso, o protesto não pode ser “livre”.

“Não fiquei sabendo destas regras. Realmente eu não as recebi. Mas nós sabemos que um protesto organizado, não pode ser totalmente livre”, afirmou.

As manifestações, que ocorrem em várias cidades do Brasil, ganharam mais forças após o ex-presidente Lula ter sido conduzido coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal, na última sexta-feira (7).  Uma das principais reivindicações dos manifestante é a saída de Dilma Rousseff da presidência da República.

Regras que circulam nas redes sociais.

1 – Bandeiras de partidos políticos e outras organizações ligadas aos mesmos não serão permitidas. Caso apareçam, serão tomadas.

2 – Esta marcha é do povo e ninguém a utilizará para autopromoção.

3 – Viu qualquer movimento ou atitude suspeita? Utilize da melhor arma que tem para isso: seu celular. Filme tudo e entregue o arquivo para a organização do ato, a fim de que providências legais sejam tomadas.

4 – Se surgir qualquer foco de violência ou vandalismo contra o patrimônio público todos deverão sentar-se até que os policiais que farão a escolta, fardados ou à paisana, capturem o meliante.

5 – Se houver provocações oriundas de qualquer grupo estranho ao ato apenas ignore. Eles estão desesperados pois tudo o que construíram está ruindo. Nós somos a ameaça aos seus interesses escusos. Somos o golpe de misericórdia contra o PT.

6 – Atenção às mensagens que serão enviadas do carro de som!

7 – Não use roupas vermelhas ou pretas. Se usar roupa preta, que tenha qualquer sinal das cores do Brasil. A cor vermelha lembra o PT e, o preto, os Black Blocs. Não compareça no evento com camisetas em alusão a partidos políticos.

8 – Verde e amarelo são as cores ideais para este dia de indignação. Pinte o rosto! Vai ficar legal!

9 – Confeccione faixas, cartazes. Leve bandeiras do Brasil, use nariz de palhaço. Leve cornetas, apitos, faça barulho! Leve também balões azuis, amarelos e verdes. Vamos chamar atenção para nossa causa.

10 – Durante a marcha, fique atento aos cânticos que serão puxados pela organização! Nada de coros que não são pertinentes ao ato. Lembre-se, você está nas ruas para reivindicar direitos.

11 – A polícia é nossa amiga. Gente ordeira e trabalhadora não teme aqueles que nos protegem. Eles estarão presentes para garantir que tudo ocorra bem. Não trate estes bravos servidores públicos de forma hostil.

12 – Convide amigos e vizinhos. Vá com sua família ao ato! Ensine seus filhos desde pequenos que política é algo bom (diferente de politicagem) e deve ter à frente pessoas de bem. Ensine-os a fazer parte da história e não apenas a vê-la passar. Um povo que luta por seus direitos e participa é respeitado por seu governo.

13 – Respeite os veículos que se aproximarem da marcha. Não bata nos vidros e tampouco na lataria dos carros. Não jogue lixo no chão. Recolha papéis e outros objetos e deposite em lixeiras. Somos civilizados.

14 – Permaneça no roteiro da marcha. A intenção é mostrar nossa força e não travar o trânsito.

15 – Se chover, vá mesmo assim! Leve seu guarda-chuva, mas não deixe de comparecer. Não somos feitos de açúcar. Temos força e raça! Nada impedirá nossa luta pelo Brasil que queremos!

16 – Caso alguém passe mal no evento, forneça ajuda e contate a organização.

17 – Qualquer crítica/sugestão será bem recebida.

18 – Leve água para se hidratar durante o percurso. Respeite crianças e idosos.

19-  Desejamos uma ótima marcha a todos!!

Dia 13 de março será uma linda festa cívica!  Vamos lá!

Correio da Paraíba

Deixe um comentário