Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Jair Bolsonaro fortalece debate democrático

“Posso não concordar com as palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”. Voltaire, filósofo francês, do século XVIII. Essa frase represente a maior expressão do pensamento Democrático.

 Reflete respeito às opiniões, crenças e ideologias. Faço esse preâmbulo, para opinar sobre a polêmica vinda do Deputado Federal, Jair Bolsonaro (PP-RJ), a João Pessoa.

 Ele participa, hoje à tarde, de uma sessão na Câmara Municipal de João Pessoa para expressar o que pensa sobre o Brasil e seus problemas. Divida, a CMJP aprovou o debate por, apenas, dois votos de maioria.

 Antes mesmo de pisar em território paraibano, o parlamentar já provoca sentimentos de admiração em alguns e ódio em outros. A sessão deve ser tensa, se levarmos em consideração algumas declarações de Deputados e Vereadores contrários às opiniões dele.

 Extremista, fundamentalista e “lixo” da política foram alguns adjetivos utilizados para expressar esses sentimentos. Representantes do movimento LGBT já se articulam para hostilizar a sessão.

 O que dentro do limite de tolerância, é salutar para Democracia. O que não pode, é incitar à violência e intolerância religiosa. A pluralidade de crenças e opiniões deve ser preservada e respeitada para o bem da Democracia.

 Posso ate não concordar com alguns pontos do discurso de Bolsonaro, assim como não concordo com o pensamento do Deputado, Jean Willys (líder do movimento LGBT). Mas defenderei até a morte o direito de expressarem suas convicções.

 O debate deve ocorrer no campo das ideias. Não na força e na intimidação. Senão, estaremos reproduzindo – inconscientemente – o mesmo comportamento adotado pelos radicais extremistas islâmicos que tanto repudiamos. Viva o debate! Viva à liberdade de expressão! Viva à Democracia!

Deixe um comentário